Reservatório de água da Casal rompe e causa destruição em Olho d'Água das Flores

Por Redação com Gazeta Web 07/02/2015 12h12
Por Redação com Gazeta Web 07/02/2015 12h12
Reservatório de água da Casal rompe e causa destruição em Olho d'Água das Flores
Populares ficaram assustados com a destruição e força das águas - Foto: Gazeta Web
Moradores da localidade conhecida como Alto do Parujé, em Olho d´Água das Flores, no Alto Sertão de Alagoas, foram surpreendidos, durante a madrugada deste sábado (7), com o rompimento de uma estação elevatória que pertence à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Um grande volume de água escorreu pelo morro e destruiu, pelo menos, cinco residências. Segundo a polícia, há feridos no local, mas não se sabe quantos.

O incidente aconteceu por volta de 4 horas da manhã, quando a maior parte dos habitantes dormia. No entanto, todos da comunidade acordaram com o barulho ensurdecedor quando o reservatório rompeu. A água se espalhou rapidamente pela rua e a força dela derrubou paredes e telhados das moradias. Tubulações que faziam a ligação da estação da Casal para as casas foram sacudidas e foram parar, empilhados, perto dos imóveis.

Moradores saíram das suas casas, ainda de madrugada, ainda assustados e sem saber, ao certo, o que tinha acontecido. Paulo Silva Néris, que mora na cidade há 60 anos, disse que nunca viu uma situação semelhante. Os moradores, segundo ele, estão amedrontados e temem novos acidentes.

“O quadro só não foi tão grave porque o rompimento aconteceu no lado direito e só havia pouco mais de dois metros cúbicos de água. Se fosse no lado esquerdo, onde muitas moradias estão localizadas, teria acontecido uma tragédia e certamente teríamos vítimas fatais”, acredita o morador Paulo Néris.

De acordo com ele, o reservatório da Casal foi construído na cidade há cerca de 15 anos e possuía uma estrutura obsoleta. Vergalhões seriam finos demais para manter a caixa d´água em pé. Policiais militares e a própria Casal foram chamados para o local e a área foi isolada. Uma perícia deverá ser feita para saber os motivos do incidente. O Corpo de Bombeiros ainda era aguardado para avaliar a situação.

O gerente de negócios da Casal, Antonio Fernando, ainda estava a caminho da cidade. E disse que é cedo para avaliar o que pode ter provocado o rompimento. Segundo ele, o mais provável seria uma fadiga na estrutura. “Só uma perícia poderá fazer o diagnóstico preciso do que aconteceu. Os técnicos da engenharia da companhia não tinham achado fissuras antes do incidente ter ocorrido”, relata.