É normal a menstruação ficar um mês sem vir?

Por Redação com Engravidar 17/08/2014 12h12 - Atualizado em 07/04/2020 14h02
Por Redação com Engravidar 17/08/2014 12h12 Atualizado em 07/04/2020 14h02
É normal a menstruação ficar um mês sem vir?
Foto: Engravidar
Logo que a menstruação atrasa, a primeira suspeita que surge é a de gravidez. Porém, nem sempre a menstruação atrasada é sinal de gravidez. Quando o ciclo desregula, pode ser um sinal do seu organismo avisando sobre alguma doença.

É normal a menstruação ficar um mês sem vir?

Qualquer alteração no ciclo menstrual deve ser tratada com atenção. “Minha menstruação está atrasada 7 dias”, “Minha menstruação ainda não veio, o que pode ser?” A amenorreia (ou ausência de menstruação) pode significar desde um simples atraso por estresse a algumas doenças mais graves na mulher, por isso é importante ficar de olho.

Ciclos menstruais irregulares ou muito leves são muito comuns no início da puberdade, e os primeiros ciclos geralmente são irregulares. A intensidade do fluxo, bem como pequenas alterações na duração, também podem acontecer em mulheres mais velhas sem que isso signifique gravidez ou alguma doença.

As mulheres devem procurar seu médico o quanto antes quando as menstruações vêm com intervalo inferior a 21 dias, duram mais de oito dias ou quando começa a ocorrer uma variação muito grande nos intervalos entre as menstruações.

Minha menstruação está atrasada, estou grávida?
Minha menstruação está atrasada, e agora?

Quais as principais causas do atraso na menstruação?
Nas mulheres em idade reprodutiva, a gravidez é uma das principais causas da ausência de menstruação. Se a menstruação está atrasada 7 dias ou mais, as causas podem ser variadas.

Na amenorreia primaria, há o atraso da primeira menstruação nas adolescentes. Quando as garotas chegam aos 16 anos sem menstruar pode haver alguma falha no processo de produção hormonal necessário ao estabelecimento do ciclo reprodutivo. 

Já a amenorreia secundária acomete mulheres que já menstruam normalmente. Esse distúrbio afeta de 2% a 5% das mulheres em idade reprodutiva. Entre as principais causas da amenorréia secundária podem estar a menopausa prematura (que acontece antes dos 40 anos), o estresse emocional, a perda de peso repentina, a obesidade (saiba como perder de 5kg a 10kg em apenas 17 dias), distúrbios endócrinos, problemas na tireóide, doenças crônicas, Síndrome dos Ovários Policísticos e tumores ovarianos.

Após detectada a razão (ou as razões) do atraso menstrual, é hora de tratar. O tratamento varia conforme a causa, e pode ser feito pode ser feito com hormônios no caso de disfunção dos ovários ou menopausa. Os medicamentos usados nesse caso são normalmente à base de estrogênios ou progestagênios. Tratamentos não hormonais são indicados em pacientes com amenorréia devido a super produção de prolactina ou outras causas, como psicológica. Nesses casos, pode-se indicar a psicoterapia ou medicamentos que estimulem a redução da produção de prolactina.

Antes de iniciar o tratamento, o médico solicitará exames de avaliação hormonal, ultra-sonografias variadas e, eventualmente, tomografias cerebrais, quando o médico desconfiar de que a causa está vinculada a alguma alteração no sistema nervoso central.

Saiba como ganhar dinheiro sem sair de casa.