Professor da Ufal analisa a relação entre candidatos e o eleitor nas campanhas online em Alagoas

Em época de campanha política, quando os candidatos buscam todas as formas de comunicação com o eleitorado, as redes sociais recebem uma enxurrada de mensagens partidárias que atraem a alguns e incomodam a outros. Essa utilização cada vez mais intensa da internet como veículo de propaganda política tem sido analisada pelos cientistas sociais e da informação.
O professor Ronaldo Araújo, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, está realizando uma pesquisa sobre participação política, interatividade e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas. O estudo é apoiado pela Social Figures, uma empresa de monitoramento das redes sociais, através do plano acadêmico do BrandCare.
Em artigo publicado recentemente pelo professor Ronaldo Araújo, no blog da Social Figures, ele apresenta o foco da pesquisa sobre como as redes sociais tem sido utilizadas em campanha política, permitindo maior interação com os eleitores. O pesquisador levanta questões sobre o diálogo do candidato com a sociedade, respondendo aos questionamentos e garantindo que o eleitor realmente se sinta engajado na formulação de propostas. A pesquisa busca saber o que os candidatos respondem e o que não respondem nas redes sociais.
O estudo está sendo discutido no Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPoliTICs) da Ufal, grupo que integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD). As contas dos principais candidatos ao governo do Estado de Alagoas serão monitoradas e serão apresentados extratos e resultados parciais.
O professor Ronaldo Araújo, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, está realizando uma pesquisa sobre participação política, interatividade e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas. O estudo é apoiado pela Social Figures, uma empresa de monitoramento das redes sociais, através do plano acadêmico do BrandCare.
Em artigo publicado recentemente pelo professor Ronaldo Araújo, no blog da Social Figures, ele apresenta o foco da pesquisa sobre como as redes sociais tem sido utilizadas em campanha política, permitindo maior interação com os eleitores. O pesquisador levanta questões sobre o diálogo do candidato com a sociedade, respondendo aos questionamentos e garantindo que o eleitor realmente se sinta engajado na formulação de propostas. A pesquisa busca saber o que os candidatos respondem e o que não respondem nas redes sociais.
O estudo está sendo discutido no Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPoliTICs) da Ufal, grupo que integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD). As contas dos principais candidatos ao governo do Estado de Alagoas serão monitoradas e serão apresentados extratos e resultados parciais.
Últimas Notícias

Esporte
Palmeiras provoca o Botafogo após classificação na Copa do Mundo de Clubes: 'É só um bairro'

Cidades
Rio Santo Antônio transborda em São Luís do Quitunde e Rio Manguaba ultrapassa cota de atenção em duas cidades

Brasil / Mundo
Irmãs são mortas em crime motivado por suposta disputa por terras, em SC

Brasil / Mundo
Consulta a bolsas do ProUni é aberta; administração tem maior oferta

Arapiraca
Confira os horários dos shows do penúltimo dia do São João na Perucaba
Vídeos mais vistos

Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca

TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

TV JÁ É
Festa Junina no Complexo Tarcizo Freire

TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

TV JÁ É