Esqueceu o pendrive e criou o Dropbox – que hoje vale R$ 22 bilhões

Até que ponto o fracasso pode ser determinante para o sucesso? Drew Houston, o criador do Dropbox – um serviço de compartilhamento de arquivos online criado por ele e Arash Ferdowsi em 2007 – pode ter a resposta na ponta da língua.
O mais novo integrante no clube dos bilionários do Vale do Silício acumulou erros ao longo da vida até criar um produto que não era revolucionário – nem mesmo inédito – mas que conquistou milhões de usuários pelo mundo.
Pôquer e cursos online
Enquanto estudava no MIT, por exemplo, Houston teve a ideia de criar um programa para jogar pôquer com dinheiro de verdade. O problema é que havia erros que faziam com que os o apostador passasse todas as rodadas e ficasse fora do jogo, perdendo todo o seu dinheiro.
Depois, o criador do Dropbox investiu em um curso online para ajudar os alunos na preparação de exames de admissão em faculdades. Ele patinou por três anos sem que o projeto rendesse qualquer coisa. Mesmo assim, as frustrações não abateram Houston.

O pendrive esquecido
O Dropbox foi criado quase que por acaso, em uma viagem que ele fez entre Boston e Nova York. O programador percebeu que havia esquecido o pendrive, e pensou que nunca mais gostaria de ter esse problema. Durante as quatro horas que viajou, Houston escreveu o código que seria a base do serviço.
Na época, já haviam serviços do gênero disponíveis no mercado e, por isso, a recepção dos investidores foi morna. Entretanto, Houston perguntava se algum deles usava esses serviços, e todos eles respondiam que não.

Enfim, o sucesso
Passados sete anos, o Dropox revelou-se um completo sucesso. O serviço é usado por 300 milhões de pessoas no mundo todo e a empresa vale atualmente 10 bilhões de dólares (aproximadamente 22 bilhões de reais).
Mas qual a chave para obter êxito no mercado? "Faça algo que as pessoas querem. Isso parece tão óbvio, mas quando você analisa por que as empresas fracassam, normalmente é por não terem clientes suficientes.", disse Houston à BBC News.

Timing e distribuição
Houston fala também sobre dois outros fatores importantes que contribuíram para o bom desempenho do Dropbox. O primeiro deles foi o timing – um senso de oportunidade ou um golpe de sorte –, já que a empresa foi lançada em um momento em que os usuários estavam migrando de netbooks para celulares e tablets.
O segundo foi a distribuição. "Com o Dropbox, bastava as pessoas contarem para seus amigos e colaborarem. Quando você vai para o trabalho e inicia um projeto com os colegas você basicamente recruta-os para virarem usuários do Dropbox, porque vocês estão trabalhando em um projeto conjunto”, afirmou à BBC.
Desenvolver um produto fácil de usar também conta muito.
O mais novo integrante no clube dos bilionários do Vale do Silício acumulou erros ao longo da vida até criar um produto que não era revolucionário – nem mesmo inédito – mas que conquistou milhões de usuários pelo mundo.
Pôquer e cursos online
Enquanto estudava no MIT, por exemplo, Houston teve a ideia de criar um programa para jogar pôquer com dinheiro de verdade. O problema é que havia erros que faziam com que os o apostador passasse todas as rodadas e ficasse fora do jogo, perdendo todo o seu dinheiro.
Depois, o criador do Dropbox investiu em um curso online para ajudar os alunos na preparação de exames de admissão em faculdades. Ele patinou por três anos sem que o projeto rendesse qualquer coisa. Mesmo assim, as frustrações não abateram Houston.

O pendrive esquecido
O Dropbox foi criado quase que por acaso, em uma viagem que ele fez entre Boston e Nova York. O programador percebeu que havia esquecido o pendrive, e pensou que nunca mais gostaria de ter esse problema. Durante as quatro horas que viajou, Houston escreveu o código que seria a base do serviço.
Na época, já haviam serviços do gênero disponíveis no mercado e, por isso, a recepção dos investidores foi morna. Entretanto, Houston perguntava se algum deles usava esses serviços, e todos eles respondiam que não.

Enfim, o sucesso
Passados sete anos, o Dropox revelou-se um completo sucesso. O serviço é usado por 300 milhões de pessoas no mundo todo e a empresa vale atualmente 10 bilhões de dólares (aproximadamente 22 bilhões de reais).
Mas qual a chave para obter êxito no mercado? "Faça algo que as pessoas querem. Isso parece tão óbvio, mas quando você analisa por que as empresas fracassam, normalmente é por não terem clientes suficientes.", disse Houston à BBC News.

Timing e distribuição
Houston fala também sobre dois outros fatores importantes que contribuíram para o bom desempenho do Dropbox. O primeiro deles foi o timing – um senso de oportunidade ou um golpe de sorte –, já que a empresa foi lançada em um momento em que os usuários estavam migrando de netbooks para celulares e tablets.
O segundo foi a distribuição. "Com o Dropbox, bastava as pessoas contarem para seus amigos e colaborarem. Quando você vai para o trabalho e inicia um projeto com os colegas você basicamente recruta-os para virarem usuários do Dropbox, porque vocês estão trabalhando em um projeto conjunto”, afirmou à BBC.
Desenvolver um produto fácil de usar também conta muito.
Últimas Notícias

Polícia
Suspeito de feminicídio em Arapiraca é preso em ação conjunta entre Alagoas e São Paulo

Polícia
Mulher é presa por revender produtos desviados de grande rede varejista, em Maceió

Solidariedade
Arapiraquense enfrenta doença grave e pede apoio da população para seguir em frente

Política em Pauta
Prefeitura de Arapiraca lança CIDA, assistente virtual que aproxima serviços públicos da população

Esporte
Atletas alagoanos conquistam 20 medalhas em competições nacionais e internacionais
Vídeos mais vistos

TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca

TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

TV JÁ É
Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

TV JÁ É