Célia Rocha anuncia mudanças no seu secretariado; ex-vereador assume governo

Por Da Redação com Assessoria 18/01/2014 08h08
Por Da Redação com Assessoria 18/01/2014 08h08
Célia Rocha anuncia mudanças no seu secretariado; ex-vereador assume governo
Foto: Assessoria
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 17, no Centro Administrativo, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), anunciou para seus secretários de governo a aceleração de obras em todos os segmentos da administração.  

A prefeita aproveitou a ocasião para informar mudanças em seu secretariado.

Rosa Lira deixa de responder pela pasta de Finanças, que ficará sob o comando de Edina Pereira, que acumulava as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Agora, o secretário Yvens Barbosa, do Meio Ambiente, assume também Desenvolvimento Urbano. Já a secretaria de Planejamento passa a ser coordenada por Cícera Pinheiro, que deixou a secretaria de Governo, onde assume o ex-vereador e presidente do Fórum DLIS, José Lopes.



A procuradoria-geral do município também será fortalecida com a chegada de Maynara Rocha, que dará suporte a atual procuradora Maryny Barbosa.

Anúncio de obras

Ao todo, são mais de 60 obras a começarem nas próximas semanas. Os recursos são próprios e do Governo Federal.

Dentre as várias obras anunciadas no projeto de aceleração, está a ampliação do novo Matadouro Público, a iluminação na Marginal do Piauí, urbanização do bairro Planalto e do Lago da Perucaba, melhorias no Bosque das Arapiracas e milhares de quilômetros em vários bairros da cidade.
Também serão iniciadas em breve a construção do Museu de Biologia, de quatro pórticos para entradas da cidade, drenagem e pavimentação do Riacho Seco, centro de convenções, além de sete portos de drenagem.

Na saúde, serão construídas 15 novas unidades de saúde, sendo sete na zona rural (Vila Aparecida, Vila Capim, Laranjal, Poção, Canaã, Bom Jardim e Massaranduba) e oito na zona urbana (bairros Teotônio Vilela, Canafístula, Nilo Coelho, Baixão, João Paulo II, Planalto, Arnon de Melo e no 4° Centro).



Outra ação de destaque na área de saúde será a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Também haverá investimento do município para o Laboratório Municipal, o Completo de Saúde Mental, no Verdes Campos, a ampliação do 5° Centro e a implantação de mais duas academias ao ar livre.

Na área de assistência social, recursos serão destinados a construção do prédio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Santa Esmeralda, e de um novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no bairro Primavera.

A educação continuará a ser tratada como prioridade. Seis bairros e dois conjuntos ganharão Centros de Educação Infantil, as populares Creches. Em breve, as famílias do Planalto, Canafístula, João Paulo II, Zélia Barbosa Rocha, Verdes Campos, Arnon de Melo, Nossa Senhora Aparecida e Vale da Perucaba terão mais esse instrumento de aprendizado.

As escolas Tibúrcio Valeriano e Zélia Barbosa terão as quadras reformas. Já as quadras das unidades de ensino Domingos Lopes da Silva, na Canafístula, e Professora Cleonice Barbosa, no Brisa do Lago, ganharão cobertura. Quadras também serão construídas na Vila São Francisco, na baixa Grande e no Canaã e ginásios poliesportivos no Planalto e nas Guaribas. Também haverá a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no bairro Cacimbas.

Já para Agricultura, Célia confirmou o investimento em uma Unidade de Distribuição de Agricultura Familiar, em micro industriais na Taboquinha e Baixa do Capim e na aquisição de 42 veículos destinados ao homem do campo de Arapiraca.

Haverá também a compra de dois caminhões baú refrigerados para Cooperal e para produtores de abacaxis e de outros veículos para Cooperagro.