Companhias aéreas operam quase dois mil voos a mais durante a Copa

Por Redação com jornal da globo 17/01/2014 06h06
Por Redação com jornal da globo 17/01/2014 06h06
Companhias aéreas operam quase dois mil voos a mais durante a Copa
Foto: jornal da globo
As companhias aéreas vão operar quase dois mil voos a mais durante o período da Copa do Mundo. A Anac autorizou hoje um remanejamento de rotas que vai mexer com a metade da malha aérea brasileira.

As novas rotas vão começar a valer uma semana antes da Copa e serão mantidas até uma semana depois. Para esse período, a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou 1.973 novos voos. Ao todo, 80 mil vôos serão incluídos ou modificados, uma alteração em 42% da malha aérea.

A rota mais pedida pelas companhias foi do Galeão (RJ) para Buenos Aires, com 262 novos vôos e quase 60 mil assentos novos. Em seguida, de Brasília para Guarulhos (SP) e Fortaleza para Guarulhos.

Para a abertura da Copa de Mundo serão oferecidos 20 mil novos assentos e para a final, 25 mil.

Se os horários dos vôos autorizados pela Anac atenderem as companhias aéreas, elas já estão liberadas pra começar a vender as passagens. Caso contrário, devem pedir ajustes a partir da semana que vem. Novos vôos podem ser solicitados a qualquer momento, inclusive durante a Copa.

Segundo a agência, para autorizar novas mudanças na malha estão sendo avaliados o tráfego aéreo, as pistas, os pátios e os terminais dos aeroportos. “Nós garantimos que os voos estão sendo aprovados dentro da capacidade dos aeroportos e todos os pedidos que estão sendo feitos pelas empresas aéreas de expansão de ofertas nós vamos aprovar dentro da capacidade dos aeroportos. Com isso, a gente garante que todas as intenções das empresas de prestação de novos voos serão atendidas dentro da capacidade dos aeroportos hoje em dia”, afirma Marcelo Guarany, diretor-presidente da Anac.

A Anac ainda vai começar a analisar os pedidos de vôos fretados e executivos. Para André Castellini, consultor de aviação Bain & Company, com o aumento da oferta de voos, o preço das passagens deve ficar mais equilibrado. “O consumidor da Copa do Mundo vai se beneficiar, porque se não houvesse esse redesenho da malha as tarifas realmente iam estar muito elevadas. Com esse redesenho da malha, vai haver tarifas altas, mas vão ser preços como preços na alta temporada”.