Dicas: Por que não passar de lado no quebra-molas?
Uma das manias mais comuns entre os motoristas em todo o Brasil é, ao visualizar um quebra-molas (lombada) ou até mesmo uma depressão muito profunda do solo, entrar com o carro na diagonal, realizando a passagem uma roda de cada vez. Poucas pessoas sabem como isto pode ser prejudicial ao carro.
Nesses casos é extremamente recomendado que você passe pela lombada em velocidade baixa, de maneira reta. Para os usuários que possuem carros rebaixados (confira algumas dicas aqui) é melhor você raspar o fundo do carro do que passar de lado no quebra-molas, os danos serão menores.
O que quase ninguém sabe é que esse hábito de passar por obstáculos urbanos na diagonal acaba por causar a torção da carroceria do veículo. Isso pode ser tão prejudicial a ponto de provocar o rompimento de alguns pontos de solda, o que deixa o carro com ruídos difíceis de reconhecer a origem. Quando chega a esse ponto, tanto o exterior quanto a parte interna do carro sofrem com a torção.
Como reconhecer possíveis desníveis na carroceria do carro:
Em todo caso, é bom ter em mente que o pequeno ato de passar por obstáculos com o carro de lado pode não ser uma boa ideia. Ao ver um quebra-molas se aproximando, mantenha o carro reto e reduza a velocidade.
Nesses casos é extremamente recomendado que você passe pela lombada em velocidade baixa, de maneira reta. Para os usuários que possuem carros rebaixados (confira algumas dicas aqui) é melhor você raspar o fundo do carro do que passar de lado no quebra-molas, os danos serão menores.
O que quase ninguém sabe é que esse hábito de passar por obstáculos urbanos na diagonal acaba por causar a torção da carroceria do veículo. Isso pode ser tão prejudicial a ponto de provocar o rompimento de alguns pontos de solda, o que deixa o carro com ruídos difíceis de reconhecer a origem. Quando chega a esse ponto, tanto o exterior quanto a parte interna do carro sofrem com a torção.
Como reconhecer possíveis desníveis na carroceria do carro:
- Barulhos e ruídos difíceis de diagnosticar
- Portas e porta-malas com folgas
- Painel e outras partes de plástico com pequenas rachaduras
- Muita vibração interna em estradas em boa condição
- Desgaste maior dos pneus e freios
- Aumento do consumo de combustível
- Nos tempos atuais a tecnologia se desenvolveu de forma que os carros passaram a possuir sistemas de amortecimento muito mais eficientes, que por vezes acabam escondendo pequenas irregularidades e anomalias na carroceria. No entanto, o desgaste é apenas transferido de lugar, fazendo com que a suspensão, os amortecedores, as molas e todo o sistema responsável acabem sendo prejudicados, reduzindo a vida útil do carro e causando um grande problema financeiro pra você.
Em todo caso, é bom ter em mente que o pequeno ato de passar por obstáculos com o carro de lado pode não ser uma boa ideia. Ao ver um quebra-molas se aproximando, mantenha o carro reto e reduza a velocidade.
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