Secretário defende fundo constitucional para a Segurança Pública

Por Assessoria 13/11/2013 15h03
Por Assessoria 13/11/2013 15h03
Secretário defende fundo constitucional para a Segurança Pública
Foto: Assessoria
O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, voltou a defender a criação de um fundo constitucional para a segurança pública, como forma de os Estados terem mais recursos para investimentos no setor, aprimorando o combate à criminalidade. A reivindicação foi feita durante a reunião do Conselho de Secretários de Segurança Pública do Nordeste (Consene), que acontece até hoje (12) em Maceió.

Ao lembrar que o Orçamento da União para 2014 contempla a segurança pública com apenas 0,35% dos recursos, o secretário disse que os estados precisam arrumar dinheiro em seus reduzidos orçamentos para fazer investimentos na área.

Mesmo assim - segundo ele - o governo alagoano vem dando prioridade à segurança pública, destinando recursos que chegam ao montante de R$ 160 milhões para o combate à criminalidade e redução do índice de homicídio neste ano e em 2014.

“Os investimentos vão resultar em uma melhor segurança pública para a sociedade”, disse o secretário, citando a implantação de mais 30 Bases Comunitárias de Segurança, construção do novo IML da capital e das delegacias de Homicídios e de Repressão ao Narcotráfico em Maceió e Arapiraca”, afirmou.

Dário Cesar também lembrou que os resultados já estão aparecendo, com Alagoas obtendo avanços na redução na taxa de homicídios em cerca 14%, enquanto que o índice aumentou no Brasil, chegando a quase 8%. Os números foram confirmados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado recentemente.
Ações em Pilar - Em entrevista, o secretário da Defesa Social afirmou que o enfrentamento à criminalidade no município do Pilar já começou, com envio de equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Força Nacional para reforçar o policiamento ostensivo.

Dário Cesar garantiu ainda que a Delegacia de Homicídios, abrangerá também a cidade do Pilar. O secretário lembra também que ainda haverá a implantação de uma Base Comunitária em Chã do Pilar.

Consene - A Integração da Segurança Pública em Grandes Eventos e o Protocolo Único de Atuação Policial em Manifestações Sociais foram alguns dos temas abordados na 37ª reunião do Conselho de Secretários de Segurança Pública do Nordeste.

Falando sobre o primeiro tema, o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Rodrigues, disse que os investimentos “feitos na segurança pública se tornarão legados para os estados escolhidos como sedes da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016”, afirmou.

Segundo ele, cada estado irá receber uma média de R$ 50 milhões em investimentos, principalmente, em equipamentos a serem utilizados no esquema de segurança.

Ao enfatizar a importância da integração dos órgãos policiais para garantir a segurança de todas as delegações que participarão dos eventos internacionais, Rodrigues disse que as comissões estaduais são formadas por representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Guarda Municipal, departamento de trânsito e da Defesa Civil.

Na programação, constaram também palestras sobre o papel do Juizado do Torcedor na Promoção da Paz nos Estádios, Controle de Distúrbios Civis em Manifestações, Perspectivas para a Segurança no Brasil e Operação Divisa Segura – Combate ao Crime Organizado.