Pintor prega testículos no chão em protesto contra governo russo

Por Redação com g1 11/11/2013 14h02
Por Redação com g1 11/11/2013 14h02
Pintor prega testículos no chão em protesto contra governo russo
Foto: g1
Pyotr Pavlensky, o autor do estranho protesto, conseguiu chamar a atenção dos turistas que olhavam incrédulos para o que viam: um homem nu sentado na calçada da Praça Vermelha com os testículos pregados ao chão.

O pintor russo pregou seus testículos com um martelo nos paralelepípedos da Praça Vermelha de Moscou em uma ação de protesto contra o Kremlin. Ele ficou imóvel durante mais de uma hora olhando seus testículos, em uma ação que qualificou de "metáfora da apatia, da indiferença política e do fatalismo da sociedade atual russa"

A polícia foi chamada ao local e cobriu o homem com um lençol branco. Depois de o retirar do local, as autoridades levaram-no para o hospital, onde recebeu tratamento médico, sendo depois encaminhado para a esquadra. Só foi liberado nesta segunda-feira (11) sem acusações.

Pyotr Pavlensky escrevera no site Grani.ru que esta atitude era uma forma de prosteto contra a "indiferença" da sociedade perante o desenvolvimento de um "Estado policial".

Esta não é a primeira vez que este artista performativo, de 29 anos, usa um método tão chocante para chamar a atenção. Há uns meses coseu os lábios para se demosntrar contra a detenção de dois elementos da banda punk russa Pussy Riot.