Prefeitos de Craíbas e Arapiraca visitam obras de preparação da Mineração Vale Verde

Por Redação com assessoria 11/11/2013 14h02
Por Redação com assessoria 11/11/2013 14h02
Prefeitos de Craíbas e Arapiraca visitam obras de preparação da Mineração Vale Verde
Foto: Assessoria
As obras de preparação da Mineração Vale Verde começam a definir o que virá a ser o maior projeto de mineração implantado em Alagoas.

Ocupando uma área de aproximadamente 2 mil hectares, o empreendimento, localizado entre os municípios de Craíbas e Arapiraca, já tem contribuído para a formação profissional e a geração de empregos para moradores da região, antes mesmo de entrar em operação, prevista para 2016/17.

De acordo com informações passadas, nesta segunda-feira (11), pelo Gerente de Engenharia da empresa, Télvio Tavares, até então foram investidos mais de R$ 130 milhões de reais.

Para conhecer de perto o projeto pioneiro no Estado para a extração do minério de cobre, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, visitou a MVV, acompanhada pelos secretários de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Ivens Barboza e da secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maria Edina Pereira.

O prefeito de Craíbas, Bruno Pedro, também fez parte da comitiva. Lá, eles ficaram sabendo como é o processo de mineração, o tipo de mina a céu aberto que a Vale Verde vai implantar e informações como o tempo previsto de duração do projeto, que é de aproximadamente 12 anos.

Além da quantidade de cobre que deve ser processado por ano, que é de 120 mil toneladas do minério, além de questões como cuidados como o meio ambiente e o que fazer com a mina após o encerramento das atividades?

“Cumprimos com todas as normas ambientais. Já temos a licença de instalação e o direito de lavra assegurado desde 2011. Hoje em dia, o tipo de projeto de mineração que desenvolvemos está entre os mais limpos e mais seguros que existem”, afirmou Télvio Tavares, lembrando ainda que a MVV é subsidiária da empresa canadense Aura Minerals.

O geólogo Guilherme Canedo também apresentou o projeto da MVV, denominado de Serrote da Laje. Os gestores municipais também visitaram toda a área de instalação da empresa, incluindo os locais em construção e conheceram as ações de proteção do meio ambiente, incluindo um amplo viveiro com mudas de plantas nativas, desenvolvido pela empresa, além das ações voltadas para a comunidade.

Capacitação local

Desde que chegou na região, a Vale Verde tem promovido cursos profissionalizantes, principalmente voltados à construção civil, a exemplo de pedreiro, pintor, encanador e instalador predial, entre outros, que já beneficiaram mais de 700 moradores.

“Estou achando muito bom participar deste curso, um caminho para ingressar no mercado de trabalho”, declarou o estudante Jhonny Darlysson, morador de Craíbas e que atualmente participa do curso de instalador hidrossanitário, realizado pela MVV em parceria com o SENAI.

A prefeita Célia Rocha conheceu o projeto pela primeira vez e aprovou o envolvimento da mineradora com a comunicade.

“Ao conhecer de perto, surpreendeu-me ainda mais ver que todo o processo é bem planejado, preocupado com a preservação do meio ambiente e a harmonia com a comunidade”, avaliou a prefeita.