Como o Facebook seleciona aquilo que mostra aos utilizadores?

O feed de notícias do Facebook tornou-se para muitos não apenas uma forma de se manterem a par da vida de amigos e conhecidos, mas também a maneira preferida de terem contacto com a actualidade.
Hoje, o site anunciou uma mudança no algoritmo que determina aquilo que cada utilizador vê, passando a fazer com que conteúdos antigos possam voltar a surgir – e anunciou que passará a dar explicações sobre todo este processo de hierarquização.
Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.
Entre os factores que o Facebook tem em consideração estão a interacção do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interacção foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interacção do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.
Com a mudança no algoritmo agora anunciada, se um utilizador não descer na página o suficiente para ver um determinado conteúdo, este poderá reaparecer, caso seja particularmente popular. Nos testes feitos pela equipa do Facebook, antes da mudança, a generalidade das pessoas via 53% das publicações. Com a afinação (que não afecta a frequência com que os conteúdos pagos são exibidos), a fatia de conteúdos lidos passou para os 70%.
Hoje, o site anunciou uma mudança no algoritmo que determina aquilo que cada utilizador vê, passando a fazer com que conteúdos antigos possam voltar a surgir – e anunciou que passará a dar explicações sobre todo este processo de hierarquização.
Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.
Entre os factores que o Facebook tem em consideração estão a interacção do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interacção foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interacção do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.
Com a mudança no algoritmo agora anunciada, se um utilizador não descer na página o suficiente para ver um determinado conteúdo, este poderá reaparecer, caso seja particularmente popular. Nos testes feitos pela equipa do Facebook, antes da mudança, a generalidade das pessoas via 53% das publicações. Com a afinação (que não afecta a frequência com que os conteúdos pagos são exibidos), a fatia de conteúdos lidos passou para os 70%.
Últimas Notícias

Cidades
Empresário indiciado por incendiar apartamento da ex-namorada em Maceió tem prisão preventiva decretada

Política em Pauta
Renan Filho, destaca investimento de recorde de mais de R$ 1,8 bi na infraestrutura de Alagoas

Arapiraca
Mototaxista é assassinado a tiros ao lado de banca de verduras no Brisa do Lago, em Arapiraca

Brasil / Mundo
Suspeita de matar três pessoas da mesma família com bolo envenenado é encontrada sem vida na prisão

Cidades
Operação 'Alto Cerco' busca reduzir criminalidade em Rio Largo e cumpre 11 mandados de busca e apreensão
Vídeos mais vistos

TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca

TV JÁ É
Inauguração Supermercado São Luiz

TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

TV JÁ É