Manifestações suspendem desfile cívico em Maceió

Por Redação 07/09/2013 11h11
Por Redação 07/09/2013 11h11
Manifestações suspendem desfile cívico em Maceió
Foto: Cortesia gazetaweb
O desfile de 7 de setembro transcorria normalmente na capital alagoana, com a passagem das tropas da Polícia Militar de Alagoas, Polícia Civil, Força Nacional de Segurança Pública e Forças Armadas. Porém em frente ao Clube Fênix, um movimento denominado “Grito dos Excluídos” onde já tinham armado uma tenda e seguiram para um ponto em que interromperam a sequência da passagem dos que estavam desfilando.

O “Grito dos Excluídos” são membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, estudantes e líderes de trabalhadores sem terra que alegam desejar ter direito de fala.

Negociadores do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foram mobilizados imediatamente para tentar um acordo com os líderes do movimento, que queriam desfilar também e, como o pedido foi negado, eles decidiram permanecer no local e a direção do desfile suspendeu a programação para frustração de uma multidão que compareceu a orla em busca da emoção de manter vivo o espírito patriota.

O governador Teotonio Vilela, o secretário de Defesa Social, Dário César, e demais autoridades foram retirados, as pressas, por motivo de segurança.

Os Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) logo se posicionaram nos dois acessos da avenida, para impedir a passagem dos manifestantes.

Em outras capitais do país, também há registros de confronto entre manifestantes e polícia durante o desfile cívico de 7 de Setembro.