Parceria garante melhorias para a alta complexidade do SUS

Por Assessoria 13/08/2013 19h07
Por Assessoria 13/08/2013 19h07
Parceria garante melhorias para a alta complexidade do SUS
Foto: Assessoria
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ser beneficiados por uma parceria inédita entre o governo do Estado, Prefeitura de Maceió e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nesta terça-feira (13), foi firmado um termo de compromisso que garante melhorias na oferta de serviços de Saúde no Hospital Universitário (HU).

Com investimento de R$ 6.1 milhões, a população alagoana vai contar com o aumento da oferta e melhoria da atenção em especialidades como Oncologia, Oftalmologia, Materno-infantil e Radiodiagnóstico na capital alagoana. Bem como o acompanhamento dos indicadores de gestão hospitalar, políticas públicas do SUS, de vigilância em saúde e de atividades educacionais e de pesquisa.

O instrumento estabelece a meta de disponibilizar 18 leitos de Oncologia, sendo 10 de retaguarda para intercorrências de pacientes vindo do Hospital Geral do Estado (HGE), além do HU ter de realizar, mensalmente, 258 biópsias, 326 tomografias, 166 ressonâncias magnéticas, 1.387 ultrassonografias e 231 cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidade. O documento prevê também a contratação de 134 profissionais.

Para o governador Teotonio Vilela Filho, a parceria é resultado de um trabalho diuturno das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e de Maceió (SMS), que pela primeira vez desenvolveram e executam uma parceria de fato. “Essa parceria se traduz na promoção da qualidade de vida dos alagoanos e assim estamos avançando com a Saúde no Estado”, discursou.

Somado a assinatura do termo de compromisso, o governador listou uma série de benefícios que os alagoanos terão acesso. “Somado a parceria entre Sesau, SMS e Ufal, temos os 140 leitos do hospital de Santana do Ipanema, os 134 leitos da UE do Agreste, as oito Upas, os 96 leitos com a ampliação do HGE, além da ampliação e reforma da Maternidade Escola Santa Mônica, e o apoio aos postos de saúde de Maceió”, listou o governador.

Diagnóstico precoce - De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a importância do termo de compromisso está também em possibilitar o diagnóstico precoce. “Esse é um momento histórico para a saúde pública e somos testemunhas do empenho do HU para ofertar serviços essenciais para a população, como o acesso à biópsia”, disse o gestor estadual.

Ainda segundo Villas Bôas, o diagnóstico precoce vai contribuir para que a doença (câncer) não evolua. Os pacientes terão acesso também a exames de alta complexidade - como a tomografia computadorizada e ressonância magnética, que são de alta tecnologia e de difícil acesso à população.

Na oportunidade, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, agradeceu ao Judiciário, por entender a extrema necessidade de saúde da população e autorizar o termo de compromisso, assim como o reitor da Ufal, Eurico Lobo, pelos entes públicos terem compreendido a necessidade desse processo colaborativo.

Ainda participaram da assinatura do termo de compromisso, o secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra; o diretor do Hospital Universitário, Paulo Teixeira; o promotor de Justiça Ubirajara Ramos; e a procuradora da República, Roberta Bonfim.