Arapiraca é referência nacional em tratamento de autistas

Por Assessoria 12/08/2013 06h06
Por Assessoria 12/08/2013 06h06
Arapiraca é referência nacional em tratamento de autistas
Foto: Assessoria
Um tema que vem sendo bastante evidenciado pelos meios de comunicação, redes e mídias sociais é o do Transtorno do Espectro do Autismo, suas formas e locais de tratamento.

Segundo informações do Conselho Nacional de Medicina, o autismo é um distúrbio no desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais, que hoje pode ser encontrado em 1 a cada 100 pessoas presentes em diversos locais.

Pensando no tratamento de crianças portadoras desse distúrbio, a Prefeitura de Arapiraca criou em 2011 o primeiro espaço nacional de acolhimento a crianças com autismo- o Trate- que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se referência em todo o Brasil pelos serviços prestados à comunidade.

De acordo com a diretora do Trate, psicóloga Ana Paula Rios, hoje o espaço conta com os serviços de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, além da assistência da psiquiatria infantil.

O Espaço conta em quadro de usuários com aproximadamente 70 crianças, atendidas em dias alternados, e com 80 famílias para o grupo de pais, na preparação para o tratamento.

Principais sintomas

O autista tem dificuldades em trabalhar a comunicação, tanto a falada, quanto a visual; interação social inexistente – podendo haver em alguns casos raros -, e o comportamento.

A criança portadora do transtorno do espectro de autismo pode apresentar na maioria dos casos, atrasos na linguagem, dificuldades em brincar com outras crianças e no uso de sua imaginação, comportamento estereotipado (movimentos circulares com as mãos e de pêndulo com o corpo), inflexibilidade comportamental, e resistência as mudanças de rotina.

Segundo a diretora Ana Paula Rios, muitos desses comportamentos podem ser observados em bebês, aspectos como o pouco contato visual (hipo ou hipersensibilidade), excesso de choro ou até mesmo introspectiva, não responder aos estímulos externo e dificuldades na amamentação.

Formas de tratamento

Inicialmente a família deve buscar o reconhecimento das crianças como autistas, aderindo a elas uma nova ideologia de vida para os seus potenciais.

O Trate tem como ação básica a sensibilização dos pais no trabalho psicoeducativo, incluindo a família em grupos dinâmicos semanais, aderindo-os como colaboradores.

As orientadoras do Centro de Arapiraca realizam diariamente em seus usuários a integração sensorial, com treinos de Atividades de Vidas Diárias (AVD), tratamento de fonoterapia, terapias ocupacionais, fisioterapia funcional, e psicoterapia com métodos comportamentais.