III Conferência de Cultura inicia nesta sexta visando incentivos

Por Assessoira da Prefeitura de Arapiraca 09/08/2013 12h12
Por Assessoira da Prefeitura de Arapiraca 09/08/2013 12h12
III Conferência de Cultura inicia nesta sexta visando incentivos
Cultura Popular de Arapiraca - Foto: Assessoria
Mais do que o fomento à cultura, à arte e à tradição. É isto o que querem os participantes e envolvidos na III Conferência Municipal de Cultura, que acontece nesta sexta-feira (9), a partir das 19h da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O intuito da prefeita Célia Rocha (PTB) é difundir e proteger o legado deixado pelos mestres da cultura popular de nosso município e, para tanto, mais políticas públicas devem ser debatidas durante o encontro que segue até este sábado (10), na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro de Nova Esperança.

“A população pode ficar ciente de que a Prefeitura de Arapiraca e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo [Sectur] trabalham em favor dela. Dessa forma, precisamos dar voz ao artista e incentivador cultural arapiraquense para que ele nos ajude a construir uma Política de Governo que perdure nas próximas décadas”, coloca a secretária Tânia Santos.

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a abertura da conferência ocorrerá no auditório Dona Bezinha, na Uneal, que fica na Avenida Governador Luiz Cavalcanti, no bairro do Alto do Cruzeiro.

Haverá a exposição da temática deste encontro pela consultora do Ministério da Cultura (MinC) e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Vânia Brayner; a explanação do “Sistema Municipal de Cultura: Avanços e Desafios”, pelo diretor de Ação Cultural da Sectur, Wagno Godez; e apresentações de grupos de capoeira, da quadrilha estilizada Canarraiá e do grupo de dança Pérolas Negras, da comunidade quilombola Pau d'Arco, além de Ditinha da Sanfona e Manoel Tenório, cantando os hinos nacional e de Arapiraca.

As inscrições podem ser feitas ainda na sede da secretaria, no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, pela internet por meio deste link, ou nos locais de realização do evento.

Um ônibus irá colher a todos na Casa da Cultura às 7h de sábado (10) para a condução dos participantes da conferência até a instituição de ensino no bairro de Nova Esperança, onde acontecerão as discussões para mais políticas públicas para o setor. Também será cedido um almoço. Aos estudantes, o encontro terá validade de um certificado de 12h.

Na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, quatro eixos serão abordados: implementação do SNC; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e Cultura e desenvolvimento. Após as proposições, ocorrerá a aprovação destas e a eleição de delegados para a etapa estadual da conferência, que ocorre nos próximos dias 29 e 30 deste mês.

“Faremos deste encontro, nesses dois dias, um espaço para que ideias sejam postadas e ouvidas, pois Cultura é um direito que todo cidadão tem. Sendo este um direito, é seu dever participar das discussões para fazer este setor crescer ainda mais em nossa Arapiraca”, destaca a secretária Tânia Santos.