Nossas gestantes e crianças terão cuidados especiais, diz Célia

03/08/2013 09h09
03/08/2013 09h09
Nossas gestantes e crianças terão cuidados especiais, diz Célia
Amparar, proteger e dar atenção e cuidados especiais às gestantes e nossas crianças.

Com essa frase, a prefeita Célia Rocha (PTB) lançou, na manhã desta sexta-feira (2), no Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte, o programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).

A prefeita falou para um público estimado em mais de mil pessoas, incluindo secretários municipais, representantes de universidades, conselhos de defesa dos direitos da crianças e de outros segmentos da sociedade local.

“Esse é o projeto dos nossos sonhos e do nosso coração. Arapiraca tem mostrado, nos últimos anos, o seu compromisso com as crianças, que são atendidas nas escolas de tempo integral, planetário, escola de circo, centros de apoio. Agora, estamos inaugurando uma nova etapa para o fortalecimento dessas ações, com a integração de várias secretarias, na promoção da primeira infância e os cuidados com as mães e seus filhos”, destacou emocionada Célia.

Ainda em seu pronunciamento, a prefeita revelou a intenção de enviar servidores públicos para a Universidade de Harvard, a fim de ampliar os conhecimentos acerca da ciência da neurolinguística e do trabalho conjunto de apoio ao grupo que conduzirá o programa, que já fez um estudo em 19 comunidades de maior vulnerabilidade social no município. 

Como parte da programação de lançamento do Agapi, a secretária de Governo, Cícera Pinheiro, agradeceu aos convidados pela presença no evento, lembrando o trabalho desenvolvido pela prefeita Célia Rocha, em sua primeira gestão, no final da década de 1990.

A coordenadora-regional do Unicef para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane Santos, elogiou o pioneirismo de Arapiraca, com a implantação do programa de atenção a gestantes e recém-nascidos até a idade escolar.

O presidente estadual do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, fez referência ao município de Arapiraca pelo compromisso com a qualidade de vida das pessoas.

“Vocês conseguem adotar no governo um olhar materno, cuidador, tendo como prioridade a proteção às famílias”, salientou Cláudio Soriano.

Durante a solenidade, a estudante Shayane Regina, de sete anos de idade e aluna da Escola Municipal Jaime de Altavila, falou em nome das crianças de Arapiraca e agradeceu à prefeita Célia Rocha e equipe pelo lançamento do programa, que conta com a intervenção de sete secretarias-eixos: Governo, Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Políticas Públicas Para as Mulheres e Planejamento.

O cantor mirim José Iran aproveitou o momento para entregar um presente à secretária Cícera Pinheiro, que estendeu a homenagem a toda equipe do Agapi, coordenado pela professora Gineide Castro.

Após as homenagens, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Osmar Terra (PMDB/RS), proferiu palestra acerca do processo de formação da criança e seu desenvolvimento intelectual com o apoio da família e os reflexos na sociedade.

Em seguida, foi a vez da especialista Ana Maria Kiesa falar ao público sobre a importância da primeira infância e as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida na família e na sociedade.
As atividades de abertura do evento também contaram com a presença do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB); professora Eliane Bezerra (Uneal); professora Alessandra Souza (Unopar); palestrante Eduardo Queiroz; presidente do Instituto Pŕo-Família, Marco Antônio Fetter; vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), que representou a Câmara Municipal de Arapiraca na solenidade.

A programação do evento teve um recesso para o almoço e depois seguiu, no início da tarde, com uma série de atividades, incluindo apresentação do programa Agapi pela coordenadora Gineide Castro.

Na ocasião, ele mostrou para o público e autoridades os dados coletados em pesquisa realizada com o apoio de assistentes sociais e um grupo estagiárias da Universidade do Oeste do Paraná (Unopar), tendo como foco várias famílias que vivem em 19 comunidades da área urbana e zona rural de Arapiraca.

Na sequência, o representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, Eduardo Queiroz, fez uma apresentação do programa Primeiríssima Infância, em atividade em vários município do Estado.

No encerramento da solenidade, o professor-doutor em Família, Marco Antônio Fetter, proferiu palestra com o tema: "Família, crises e perspectivas", dando ênfase ao papel dos pais na educação dos filhos, bem como a realidade da sociedade brasileira e mundial.