Conferência debate destinação de resíduos sólidos

Por Assessoria 01/08/2013 18h06
Por Assessoria 01/08/2013 18h06
Conferência debate destinação de resíduos sólidos
Foto: Assessoria
Na manhã desta quinta-feira (1°), a Prefeitura de Arapiraca realizou a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, com o tema focado na reciclagem e dispensa de resíduos sólidos.

O encontro aconteceu no Levinos' Hall, e contou com a presença dos secretários municipais de Arapiraca, membros do Governo do Estado, autoridades das cidades circunvizinhas e dos coordenadores das agências dos Correios, em comemoração aos 170 anos do primeiro selo postal brasileiro- o Olho de Boi.

Estiveram presentes ao evento, a prefeita Célia Rocha (PTB); o representante da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Edvânio de Oliveira, o Edvânio do Zé Baixinho (PT); representando o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Raposo, e coordenadora da Conferência Estadual, Valdenira Chagas; além do secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa; secretário de Meio Ambiente de Craíbas, José Pedro Neto; diretor Regional dos Correios, Luiz Carlos Rocha, e o gerente de Vendas e Comercial de Alagoas, Warley Pires.

A conferência inclui quatro eixos de debates: “Produção e Consumo Sustentável”, “Redução de Impactos Ambientais”, “Geração de Emprego e Renda”, e “Educação Ambiental”. As melhores ideias e delegados serão encaminhadas para o Encontro Estadual, que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

O secretário Ivens Barbosa destacando a importância do momento, na discussão do destino dos resíduos sólidos do município de Arapiraca.
“É um compromisso que assumimos junto a toda população de Arapiraca. Esta é uma responsabilidade compartilhada com todos, não só com os resíduos sólidos, mas com as coletas de lixo”, apontou Ivens.

Ainda segundo ele, estão sendo elaborados projetos de inclusão de novos pontos de aterros sanitários, os quais possam ser realizadas as coletas seletivas do município, acabando de vez com os lixões municipais no prazo do mês de agosto de 2014.

A prefeita Célia Rocha agradeceu aos presentes na solenidade, destacando o trabalho realizado pelos membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) por um evento de responsabilidade socioambiental.

“É uma honra poder receber um evento tão bonito em nossa cidade, isto mostra que estamos seguindo no caminho certo, e mais uma vez prova que estamos fazendo um grande trabalho ambiental em Arapiraca”, destacou Célia Rocha.

Ela falou aina que o compromisso não é só do município, reforçando as palavras do secretário Ivens, no que se refere a responsabilidade que cada cidadão tem em conservar o meio ambiente.

“Cada pessoa tem que fazer a sua parte com o meio ambiente, não é papel apenas do município!”, declarou a prefeita.
Na ocasião foram realizadas palestras com os conferencionistas Elaine Mello e Gustavo Carvalho, sobre resíduos sólidos, além de uma minioficina de reciclagem de filtros de café.

Selo “Olho de Boi”
O diretor Regional dos Correios, Luiz Carlos Rocha, aproveitou o momento da conferência para comemorar junto aos participantes os 170 anos do primeiro selo nacional, o “Olho de Boi”.

Segundo ele, o selo foi lançado em 1843, na cidade do Rio de Janeiro, ainda na época do Brasil Império, em três modalidades: 30 réis, para cartas capitais; 60 réis para o interior do país, e 90 réis, para cartas enviadas para outros países.

Na oportunidade foi concedido a prefeita Célia Rocha, a obliteração do selo, colocando-a com isso no Livro de Ouro dos Correios – portador de todos os selos do território brasileiro, o qual faz parte o da deputada federal Ceci Cunha, empresário José Mendes, médico José Fernandes, professor César Fontes e da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA).