Edifício mais largo do mundo é inaugurado na China

Por CNET 13/07/2013 08h08
Por CNET 13/07/2013 08h08
Edifício mais largo do mundo é inaugurado na China
Foto: CBS News
A batalha pelas maiores estruturas arquitetônicas do mundo está cada vez mais intensa, já que mais construções faraônicas são concebidas quase que todo ano. O edifício mais alto do mundo fica em Dubai, nos Emirados Árabes, porém o edifício mais largo do mundo está localizado na China, na cidade de Chengu.

Chengu possui mais de 14 milhões de habitantes e hoje abriga um dos maiores complexos comerciais do mundo, denominado New Century Global Center. A construção ultrapassa os 100 metros de altura e tem mais de meio quilômetro de extensão, podendo abrigar três áreas do Pentágono, 20 Óperas de Sydney e o Vaticano inteiro. O terreno total do complexo é quase do tamanho do país de Mônaco.

Um mundo paralelo
O edifício faraônico contará com uma enorme quantidade de lojas, cinemas, escolas, escritório e hotéis. Uma réplica das vilas mediterrâneas também foi incorporada, além de um parque aquático chamado Paradise Island e algumas praias artificiais. O complexo possui mais de 15 mil vagas de estacionamento.

Como se não bastasse, o grau de poluição na cidade de Chengu é extremamente alto, e por isso o complexo do New Century Global Center terá filtros de ar por todos os cantos e luzes artificiais que imitam o sol; um ótimo refúgio para quem se cansar das constantes névoas da cidade.

O edifício, se é que pode ser classificado desse jeito, demorou mais de três anos para ser construído. O topo da construção imita o formato das ondas, simulando um constante movimento. Com o ritmo frenético de crescimento da China, talvez daqui há alguns anos o New Century Global Center seja superado por outra obra oriental.