Produtores do Semiárido recebem seis mil cabeças de caprinos e ovinos

Por Da Redacação com informações do Portal Brasil 12/07/2013 12h12
Por Da Redacação com informações do Portal Brasil 12/07/2013 12h12
Produtores do Semiárido recebem seis mil cabeças de caprinos e ovinos
Criação de caprinos no Nordeste - Foto: Divulgação/Governo da Paraíba
Famílias de baixa renda de dez municípios de Alagoas (AL) serão beneficiadas com a aquisição de seis mil cabeças de caprinos e ovinos.

Os produtores também vão receber tecnologias de captação e armazenamento de água para produção. O investimento total do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é de R$ 14,9 milhões.

As famílias ainda vão contar com a instalação de um equipamento chamado aprisco, que serve como abrigo e curral para os animais e também permite a captação de água da chuva por meio de calhas em sua cobertura. Essa água servirá para abastecer a produção e matar a sede dos animais.

A entrega dos animais e dos equipamentos começaram nesta quinta-feira (11) pelo MDS, em parceria com o Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), de Alagoas.

As primeiras entregas serão realizadas no município de Canapi, nas comunidades de Forquilha e Bezerra.

Também serão atendidas as famílias da comunidade Fazenda Nova, do município de Olivença. Até o final de julho, a ação chegará ainda em Carneiros, Maravilha, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

“As características do Semiárido favorecem a caprino-ovinocultura”, explica o coordenador geral interino de Acesso à Água do MDS, Carlos Cleber Sousa Soares.

“Impulsionamos a agricultura familiar, com essa ação, direcionando variadas tecnologias sociais de acesso à água para produção, considerando o perfil produtivo de cada região.”

A universalização do acesso à água integra o eixo de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria.

Desde 2011, quando o plano foi lançado, o governo federal já construiu 12 mil equipamentos para captação de água para auxiliar na produção de famílias de baixa renda. A meta é implantar 64 mil desses reservatórios até o fim de 2014.

Caprinos e Ovinos

A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos, com rebanho estimado em 14 milhões de animais, distribuído em 436 mil estabelecimentos agropecuários, colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações.

Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste, principalmente nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A ovinocultura tem representatividade na região Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul.

Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. A produção de leite de cabra é de cerca de 21 milhões de litros e envolve, em grande parte, empresas de pequeno porte.