Arapiraca sedia II Semana do Audiovisual com mostras e oficinas

Por Assessoria 10/07/2013 08h08
Por Assessoria 10/07/2013 08h08
Arapiraca sedia II Semana do Audiovisual com mostras e oficinas
Foto: Assessoria
Na manhã desta terça-feira (9), uma reunião entre Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e representantes do coletivo Popfuzz traçou os detalhes para a execução da II Semana do Audiovisual de Arapiraca (Seda Arapiraca), que acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto.

A prefeita Célia Rocha (PTB) entende que o cinema está crescendo cada vez mais em Alagoas e o município acabou por virar um polo desta arte, tendo cineastas da terra premiados e reconhecidos lá fora como Rafhael Barbosa por seus curtas-metragens “KM 58” e “O Que Lembro, Tenho”.

Ele será um dos que deve ministrar debates e oficinas ao longo dos cinco dias de encontro. A Seda chegará este ano a 100 cidades do Brasil, América Latina, Europa e África – em Alagoas, apenas Arapiraca foi contemplada com tal iniciativa, mais uma vez.

Tendo o apoio da prefeitura, a organização do evento, feita pelo coletivo Popfuzz, terá acesso a vários pontos de cultura que facilitarão a manutenção das mostras, debates, mesas-redondas e oficinas a serem realizadas, como o II Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral e o Museu Zezito Guedes, ambos na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, o Memorial da Mulher Ceci Cunha, no Alto do Cruzeiro, e o Planetário Municipal de Arapiraca, no bairro de Zélia Barbosa Rocha.

Haverá desde atividades contemplando crianças da rede pública com uma oficina de brinquedos cinematográficos a investidas mais sérias para cinéfilos, produtores e público em geral, ensinado a fazer o argumento e o roteiro de um filme.

Na reunião que pontuou detalhes sobre a semana estavam Wagno Godez e Janu Leite, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o assessor do Popfuzz, Rodolfo Lima, e Nina Magalhães, que cuida da captação de recursos do coletivo, e José Faustino Neto, cineasta arapiraquense que terá seu documentário “Salão dos Artistas” exibido durante esta II Semana do Audiovisual, que contará com 10 oficinais e vários articuladores envolvidos.

“Queremos que Arapiraca respire cinema durante toda esta semana de agosto. Por isso, estamos com uma programação tão vasta, tendo, inclusive, transmissão ao vivo pela internet para quem não puder comparecer ao evento”, adianta Nina Magalhães, ressaltando que o intuito maior da Seda é agregar o máximo de pessoas em todas as etapas e formar uma rede de troca de saberes sobre o assunto.

No próximo dia 16 de julho, outro encontro acontece às 19h30 no Memorial da Mulher Ceci Cunha para tratar de mais detalhes sobre o que vai rechear esta semana, que, além de ter o apoio da Prefeitura de Arapiraca, é uma realização ainda da núcleo Fora de Eixo, Algás, Hotel Nacional e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).