Cuidados Para Controlar o Colesterol

Por Ocioso 10/07/2013 19h07
Por Ocioso 10/07/2013 19h07
Cuidados Para Controlar o Colesterol
Foto: Ocioso
Atualmente a obesidade é encarada como uma epidemia por muitos especialistas. Uma das consequências da obesidade, da má alimentação e do sedentarismo é o aumento do mal colesterol. Essencialmente, o colesterol e as proteínas são chamados lipoproteínas, este é um tipo de gordura, que é produzida naturalmente pelo organismo humano, mas também está presente em alimentos provenientes de fontes animais, incluindo todos os produtos provenientes da lactose, as carnes e os ovos. Ao contrário do que muitos pensam, ele é essencial para o corpo humano, porém se consumido em excesso pode contribuir para um certo número de problemas de saúde.

O principal problema do colesterol em excesso é que ele é transportado para todo o corpo pela corrente sanguínea, quando o nível está muito alto ele pode se acumular nas veias, podendo levar a morte do indivíduo. A principal dúvida das pessoas é quando elas ouvem falar de mau e bom colesterol, e não sabem do que se trata.

O que é o Bom e o Mal colesterol

Trata-se de dois tipos diferentes de lipoproteínas: o HDL ou lipoproteína de alta densidade, e LDL, ou lipoproteína de baixa densidade. Acredita-se que o HDL, é levado para o fígado pela corrente sanguínea, de onde é removido do corpo.Quando temos altos níveis de colesterol HDL no sangue parece estar relacionada com a diminuição de ataques cardíacos. É por isso que o colesterol HDL é conhecido como colesterol “bom”.

O LDL, ou o mal colesterol, se acumulam no corpo, levando a várias doenças. Existem cinco fatores principais que estão associados com a probabilidade de um aumento de níveis elevados de LDL, que como já falado,incluem o sobrepeso, a falta de atividade física, dieta irregular e um histórico familiar. O mais provável que os níveis de LDL estejam mais elevados em pessoas mais velhas ou com excesso de peso. Enquanto a prática de muita atividade física aumentam os níveis regulares de HDL ou o colesterol bom, baixa atividade física pode causar aumento dos níveis de LDL. Além disso, os indivíduos que tenham casos de problemas com colesterol na família devem estar sempre preocupados com seus níveis de colesterol e doenças do coração. Se você tem uma dieta rica em gordura, pode ter certeza você tem grande risco de ter uma grande quantidade de colesterol ruim no sangue.

Principais formas de se prevenir e se cuidar

Primeiramente, tome cuidado com tudo o que você come. A nossa sociedade é dominada pelas gorduras e os alimentos processados, também pelos fast foods e as barraquinhas que vendem toda sorte de alimentos envoltos em gorduras. Algumas carnes processadas, cortes de carne com alto teor de gordura como a picanha, e até mesmo se você comer a pele de aves pode ter certeza que estará ingerindo gordura pura com altíssimos níveis de colesterol e gordura saturada. Além disso, controle seu consumo de produtos lácteos e outros com 100 por cento de gordura, isso inclui alguns tipos de queijo, leite integral, a gema de ovo, manteiga, produtos de cereais e manteiga, pois todos possuem altos níveis de colesterol LDL.

O que você deve fazer é buscar ajuda de um nutricionista, que irá lhe recomendar uma dieta balanceada e com todos os alimentos que você poderá comer tranquilamente. Mas também não adianta ir ao nutricionista, ele te passar uma dieta e você não seguir ela. Para bons resultados você deve ser perseverante. Faça uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal variados. Essa é a melhor maneira de aumentar os seus níveis de bom colesterol no sangue e diminuir o colesterol ruim. Os melhores alimentos para incluir regularmente incluem todos os cereais e aveia, frutas e sucos, como romã, iogurte contendo Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus reuteri (iogurte deve conter as informações sobre o pacote) frutas secas, como amêndoas e nozes, soja, como azeite de oliva, linhaça e óleo de peixe.

Elimine também os ácidos graxos e as gorduras trans da sua dieta. Estas especificações estão nos rótulos nutricionais de alimentos como óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Este tipo de ácidos têm um duplo efeito negativo sobre o colesterol, reduzindo o colesterol bom e aumentando os níveis de colesterol ruim.

O melhor é usar gorduras monoinsaturadas do que as trans. Substitua as gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas saudáveis. Estes estão presentes no óleo de abacate, de oliva e óleo de canola. Elas podem ser usadas em lugar dos óleos que você usa naturalmente para assar, fritar e de cozinhar. Esses óleos permitem que você aumente o colesterol bom, enquanto diminui o ruim.

Para além da alimentação, eis outras meditas a se tomar

É claro que um médico irá passar uma bateria de remédios para diminuir os seus níveis de colesterol. Mas para além deles, há várias mudanças na forma como você vive que pode reduzir significativamente os níveis de colesterol LDL, incluindo em sua rotina de exercício aeróbico regular e deixar de fumar se você é um fumante. Parar de fumar é muito importante. O hábito de fumar reduz o desempenho vascular, e também aumenta o fator de risco de doença cardíaca. Assim que você para de fumar, seu corpo aos poucos vai diminuindo o mal colesterol e aumenta os bons níveis de colesterol e os riscos de doença cardíaca é minimizado também.

Comece a se exercitar

Começar uma rotina de exercício aeróbio como caminhada, corrida, ciclismo, squash e natação irá aumentar sua vida em alguns anos. Mas para melhor se exercitar e conseguir reduzir os níveis do mal colesterol, você deve se concentrar mais na intensidade do que na duração do treino. Pessoas que já estão envolvidos em uma rotina de exercícios deve aumentar a duração de cada sessão de exercícios em 15 minutos por semana.

O que é fundamental mesmo, além de uma alimentação balanceada e acaba se tornando consequência das dicas acima, perder peso. O sobrepeso aumenta o colesterol ruim e diminui o bom. Siga todas os passos de sua nova rotina diária e você deve começar a perda de peso. Ao perder peso sua gordura corporal diminuirá e seus níveis de colesterol também.