Prefeitos alagoanos participam da 16ª Marcha em Defesa dos Municípios

Por Assessoria 10/07/2013 19h07
Por Assessoria 10/07/2013 19h07
Prefeitos alagoanos participam da 16ª Marcha em Defesa dos Municípios
Foto: Assessoria
O chefe da Representação de Alagoas em Brasília (Eseal), Marcos Ferreira, participou nesta terça-feira (09), com os deputados federais e senadores que compõem a bancada alagoana, de reunião com os prefeitos alagoanos que estão participando da XVI Marcha de Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sendo a discussão central o desequilíbrio federativo e a crise dos municípios.

Marcos Ferreira, que representou o governador Teotonio Vilela Filho no evento, disse que o Governo alagoano tem um comportamento republicano com relação à distribuição e repasses para as prefeituras. "Para o governo estadual não existe diferenciação entre os executivos municipais, já que tem sido parceiro dos 102 municípios alagoanos em todas as áreas. A minha presença aqui comprova e reforça essa parceria. É importante a participação do governo com os prefeitos alagoanos para compreender melhor as reivindicações dos municípios", acrescentou.

Os gestores municipais foram recebidos pelas respectivas bancadas e cada Estado teve um espaço para apresentar e debater a pauta municipalista deste ano. A exemplo das marchas anteriores, os líderes das entidades estaduais presidiram as reuniões, a de Alagoas foi presidida pelo prefeito Marcelo Beltrão, presidente da Associação Alagoana do Municípios (AMA). A pauta da 16ª Marcha é extensa e inclui o reajuste dos programas federais, a reposição das desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e ainda a municipalização do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). Entre elas também está o aumento em 1% do Fundo de Participação dos Municípios.