Alagoas terá rede para assistência à população de rua

Por Assessoria 06/07/2013 12h12
Por Assessoria 06/07/2013 12h12
Alagoas terá rede para assistência à população de rua
Ilustração - Foto: midiapan.com
Alagoas deverá contar com uma rede de assistência à população de rua. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (4), durante visita da representante do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua da Presidência da República, Ana Teresa Coutinho, que esteve no Centro de Referência dos Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Segundo Rosa Augusta, coordenadora técnica do Centro de Referência, o encontro serviu para os primeiros passos serem dados com relação a políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua em Alagoas. “Existem varias redes em nosso Estado, mas ainda não há uma específica para esse público”, ressaltou Rosa. Segundo ela, a criação dessa rede foi uma solicitação do coordenador nacional dos Centros de Referências..

Ana Tereza explicou que está sendo feito um mapeamento da rede de atendimentos à população em situação de rua em oito cidades brasileiras. “A proposta é compreender a rede toda (das diversas políticas), suas ligações intersetoriais e sua estrutura de funcionamento, com vistas à produção de um Guia de Serviços para que essa rede seja divulgada para a população em situação de rua, para os próprios servidores das unidades e para a população em geral’’, ressaltou a coordenadora, que é responsável por esse trabalho em Maceió.

Ana Tereza disse também que retornará a Alagoas em agosto para dar sequencia ao projeto. “Essa consultoria também se propõe a realizar um seminário para discussão da Política Nacional para População em Situação de Rua com toda a rede, para discutir um fluxo de trabalho em rede que contribua para o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços e às unidades de atendimento das diversas políticas setoriais’’, explicou.