Obras de drenagem começam hoje em União dos Palmares

Por Da Redação com Seinfra 05/07/2013 00h12
Por Da Redação com Seinfra 05/07/2013 00h12
Obras de drenagem começam hoje em União dos Palmares
Foto: WEB

As obras de reparo na rede de drenagem do conjunto Newton Pereira, em União dos Palmares, começam nesta sexta-feira (5). Com as fortes chuvas que caíram na última quarta-feira (3), três açudes transbordaram e alagaram o residencial. Cerca de 40 casas ficaram inundadas.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que fez uma vistoria no conjunto nesta quinta-feira (4) e, junto com técnicos da construtora Sanco, identificou o motivo do alagamento no residencial.

O governador Teotonio Vilela classificou o alagamento como “absurdo” e determinou a solução definitiva para os problemas.

Em reunião com o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, no final da tarde de ontem, o diretor da construtora Sanco, Marcelo Saldanha, explicou que o alagamento aconteceu porque três açudes vizinhos ao residencial transbordaram após as fortes chuvas que caíram na Zona da Mata na última quarta-feira (3).

“Foi um problema inesperado, e a rede de drenagem projetada não foi suficiente para escoar a água para o Riacho Cana Brava sem alagar parte do conjunto”, explicou o construtor.

Sandanha informou que o residencial tem cerca de dois quilômetros de extensão e duas mil casas, mas o problema maior aconteceu em uma área de 60 a 80 metros, inundando cerca de 40 residências.

Após a reunião, o secretário Marco Fireman cobrou agilidade da construtora para iniciar os reparos imediatos e estipulou um prazo de 60 dias para que as obras definitivas sejam concluídas.

Os serviços vão começar com os reparos nas bocas de lobo e a limpeza da calha do riacho.

“Além disso, vamos pedir ao dono dos terrenos vizinhos que esvazie os açudes imediatamente, para evitar novos alagamentos enquanto as obras maiores não sejam concluídas”, afirmou Fireman.

No prazo de dois meses, a empresa vai construir um dique na parte mais baixa do terreno, para que a água do riacho não transborde quando houver fortes chuvas.

 Nesta manhã, o secretário Marco Fireman vai acompanhar de perto o início das obras em União dos Palmares.

O que aconteceu

O conjunto Newton Pereira teve parte das casas alagadas nesta quarta-feira (3), após as fortes chuvas que caíram na Zona da Mata de Alagoas.

A Seinfra enviou equipes e máquinas para o local, resolvendo de forma provisória o alagamento. Ainda no início de quarta-feira, a água já havia sido escoada.

Em 2011, a Secretaria de Infraestrutura, após ser alertada pelos vereadores de União dos Palmares, determinou que a construtora Sanco desobstruísse o Riacho Cana Brava, para que não houvesse alagamento, e tivesse atenção especial com a rede de drenagem.

O residencial faz parte do Programa da Reconstrução do Governo do Estado, sendo o maior já realizado em Alagoas. As casas foram construídas em resposta a uma tragédia.

Menos de um ano após as enchentes, 210 obras de infraestrutura já haviam sido reconstruídas – como pontes, rodovias e acessos – e 32 conjuntos residenciais já estavam em construção.

Destes 32 conjuntos, apenas dois registraram problemas de alagamentos: em Rio Largo – onde a rede de drenagem da prefeitura estava obstruída e em União dos Palmares com a situação mais grave.

A empresa responsável pelo projeto fará todos os reparos necessários, sem ônus para o Estado.

O secretário Marco Fireman disse que o alagamento foi “inadmissível” e cobrou a apuração e a solução imediata do problema.

“É inadmissível que famílias que passaram por uma tragédia como a de 2010 sofram um transtorno desse tipo agora. Isto precisa ser resolvido de forma definitiva”, ressaltou Fireman.