Renan Calheiros lidera intenções de voto para governador, diz IBOPE

Por IBOPE 04/07/2013 21h09
Por IBOPE 04/07/2013 21h09
Renan Calheiros lidera intenções de voto para governador, diz IBOPE
As eleições para a escolha de governadores, senadores e presidente só acontecem no próximo ano, mas o IBOPE Inteligência já iniciou o trabalho de pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores pelo país.

No Alagoas, se as votações para governador fossem hoje, o atual presidente do senado, Renan Calheiros, teria 43% dos votos na disputa contra Benedito Lira (25%) e Thomaz Nonô (11%). Nessa simulação com os três nomes, votos brancos e nulos somam 15% e não sabem ou não respondem, 6%.

A preferência por Calheiros é menor entre as pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos (18%) e entre os que têm nível superior de ensino (22%). Nesses segmentos de eleitores, os votos brancos ou nulos atingem 35% e 41%, respectivamente.

Em relação aos senadores, 32% dos eleitores alagoanos afirmam que votariam em Heloísa Helena, 31% em Fernando Collor e 25% em Teotônio Vilela, no cenário testado apenas com os três nomes. Para o cargo, votos brancos e nulos totalizam 9% e não sabem ou não respondem 3%.

Entre eleitores com curso superior, a intenção de voto em Heloísa Helena chega a 60%, enquanto Fernando Collor tem a preferência de 11% desses eleitores.

Na disputa pela presidência da República, a presidente Dilma Rousseff recebe 75% dos votos no estado, enquanto Marina Silva tem 8%, Aécio Neves, 6% e Eduardo Campos, 5%. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 3% e não sabem 2%.

Sobre a pesquisa

O IBOPE Inteligência ouviu 812 eleitores de 16 anos ou mais no Alagoas, entre os dias 07 a 10 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (02) no site oficial do IBOPE.