Governador ouve reivindicações de aprovados em concurso da PM

Por Assessoria 26/06/2013 19h07
Por Assessoria 26/06/2013 19h07
Governador ouve reivindicações de aprovados em concurso da PM
Foto: Assessoria
O governador Teotonio Vilela Filho convidou para uma reunião os representantes dos aprovados no último concurso da Polícia Militar, que estiveram reunidos em frente ao Palácio República dos Palmares nesta quarta-feira (26). O chefe do Executivo destacou que o objetivo era conhecer as reivindicações do grupo.

“Convidei-os para ouvi-los, como tenho feito ao longo do meu Governo com todos os alagoanos. É uma satisfação recebê-los aqui, nesta mesma sala na qual recebo alagoanos de todas as classes e representações para discutir questões também importantes para o Estado, como a de vocês”, disse o governador.

Os representantes do movimento, acompanhados do presidente do Sindicato dos Praças da PM, Wagner Simas, destacaram que a principal reivindicação é a celeridade na convocação dos concursados. Outros pontos também foram citados, como a convocação da reserva, somando 2.097 novos policiais, e o cumprimento dos prazos estabelecidos no edital inicial do certame.

De acordo com os representantes, a data inicial marcada para agosto foi transferida para 19 de setembro. “Com esse calendário, as aulas do curso de formação só devem ser iniciadas em janeiro”, disse a aprovada para a reserva técnica Juliana Matos, que defendeu a utilização de escolas estaduais para as aulas, facilitando a formação de todos os aprovados, inclusive os da reserva.

O governador mostrou-se sensibilizado com as demandas do grupo e garantiu que vai acompanhar pessoalmente o processo para que não haja atraso na admissão dos aprovados. “Estou sensibilizado com essas demandas, que são legítimas. Vejo que estão muito conscientes da missão que vão enfrentar como policiais. Onde houver possibilidade de diminuir o prazo sem incorrer em risco de atrasos com novas demandas jurídicas, eu, pessoalmente, vou me empenhar para resolver”, garantiu o governador, afirmando que vai procurar o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Fundação Universidade de Brasília (Cespe/UNB), entidade que realizou o concurso.

Com relação à convocação da reserva, o governador explicou que depende dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Minha prioridade é chamar todos o quanto antes. Logo que for possível dentro da LRF, os convocarei. Estou tão interessado quanto vocês nas convocações. Além de mais policiais em seus quadros, o Estado precisa também aprovar o realinhamento do salário das polícias, contratar professores, médicos, mas sempre respeitando esses limites da LRF. Por isso, nosso Governo tem trabalhado para aumentar a receita do Estado e esse limite”, explicou.

Para acelerar o processo de contratação, de acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o Governo tem tomado algumas providências. “O governador determinou que fosse feito um estudo técnico com a possibilidade de diminuir o tempo do curso de formação, sem perder a carga horária, nem a qualidade do curso”, afirmou.

O governador finalizou lembrando que, no que depender do Governo do Estado, a contratação será o mais breve possível. “O que puder ser feito sem riscos, nós faremos. Não posso me comprometer que o calendário será alterado, mas vamos procurar o Cespe para levar essas reivindicações. O que posso garantir de imediato é que não haverá atraso para a realização das matrículas, porque isso depende exclusivamente da administração estadual. Eu garanto a vocês que serão imediatamente matriculados”, garantiu Teotonio.

Também participou da reunião o chefe em exercício da Casa Militar, Cel. José Bernardo da Silva.