Secretaria de Educação lança projeto de incentivo à leitura

Por Assessoria 26/06/2013 11h11
Por Assessoria 26/06/2013 11h11
Secretaria de Educação lança projeto de incentivo à leitura
Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) lança, nesta quarta-feira (26), o Projeto nas Ondas da Leitura, criado para incentivar a leitura e a escrita entre alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede estadual. A solenidade de abertura está prevista para as 9h, no Teatro Linda Mascarenhas, no Instituto Zumbi dos Palmares, no bairro do Farol, em Maceió.

A programação do lançamento do projeto contará com apresentação cultural do Coral Tom Jovem, da Escola Estadual Moreira e Silva, além de um recital de poemas e da entrega simbólica dos kits.

Para Jair Porto, gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE, o trabalho com leitura e produção de texto se torna mais significativo quando as ações são bem elaboradas.

“O aluno é coautor da história no momento em que é levado a interpretar, recontar e ilustrar. Ao se trabalhar a leitura e a escrita, vamos mexer com a autoestima desses jovens. Apesar da pouca idade, eles podem se descobrir autores de texto, despertar uma tendência à literatura”, destaca. “Além disso, nossa proposta também pretende resgatar as histórias regionais que ficavam apenas na oralidade, correndo o risco de caírem no esquecimento”, explica Jair.

O Projeto - Ondas da Leitura é uma das ações da Educação Estadual com vistas à elevação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio da melhora no desempenho da leitura e da escrita dos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A proposta também tem como base a valorização da cultura regional.

No último dia 20 de maio, técnicos das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) participaram de formação para conhecer a metodologia do projeto e tornarem-se multiplicadores nas CREs onde atuam. Na ocasião, os técnicos relembraram lendas e histórias típicas de cada região alagoana e, em seguida, registraram os contos por meio de texto e ilustração.

O próximo passo é replicar a metodologia junto aos coordenadores pedagógicos de cada escola, para que o mesmo trabalho seja realizado com alunos. Pais e responsáveis pelos estudantes serão convidados a participar do Projeto, contando as histórias em sala de aula. Ao final, cada Coordenadoria Regional terá uma história selecionada para compor uma publicação.