Brasil x Uruguai: Seleção Brasileira leva a melhor no confronto

Por CBF 25/06/2013 23h11
Por CBF 25/06/2013 23h11
Brasil x Uruguai: Seleção Brasileira leva a melhor no confronto
Foto: Assessoria CBF
Brasil e Uruguai se enfrentam amanhã pela semifinal da Copa das Confederações 2013. Os dois adversários se conhecem bem. No total foram 72 partidas: a vantagem é brasileira é expressiva, com 33 vitórias, 19 empates e 20 derrotas.

Houve durante todo este tempo jogos memoráveis, decisivos, responsáveis pela rivalidade e tradição que marcam esse grande clássico sul-americano e mundial.

O jogo que não sai da cabeça de gerações de brasileiros é a final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai venceu por 2 a 1 e conquistou o título.

Derrota que já foi definitivamente superada em tempos posteriores, como foi, por exemplo, a decisão de uma vaga para a final da Copa do Mundo de 1970 no México.

Na semifinal, o Uruguai saiu na frente, com um gol de Cubillas, mas Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino deram números finais aos 3 a 1 em uma grande exibição do Brasil que seria tricampeão mundial.

Outro jogo emocionante foi o que decidiu uma vaga na Copa do Mundo de 1994. A partida, válidas pelas Eliminatórias, foi disputada no Maracanã – quem vencesse carimbaria o passaporte para os Estados Unidos.

Carlos Alberto Parreira, o técnico que viria a ser tetracampeão do mundo, diz até hoje que foi uma das maiores atuações que já viu de uma Seleção Brasileira, que venceu por 2 a 0, dois gols de Romário.

Antes, em 1989, o Brasil já tinha conquistado, 40 anos depois, uma Copa América em cima do Uruguai, vencendo o grande rival por 1 a 0 no Maracanã.

O Mineirão, o palco do jogo de hoje, traz uma boa lembrança para os donos da casa. A única vez que as duas equipes se enfrentaram no estádio foi em 1965, com vitória da Seleção Brasileira, formada pela famosa Academia do Palmeiras, por 3 a 0.

A Seleção Brasileira marcou 127 gols e sofreu 92. O carrasco do Uruguai foi Jair Rosa Pinto, com nove gols, seguido de Ademir Menezes e Heleno de Freitas, com seis, e Ronaldo com cinco.