Prefeitura de Arapiraca fará mapeamento para conter surto de virose

Por Assessoria 07/06/2013 16h04
Por Assessoria 07/06/2013 16h04
Prefeitura de Arapiraca fará mapeamento para conter surto de virose
Ilustração - Foto: atribuna.com
 Durante entrevista concedida às rádios Metropolitana FM e Pajuçara FM, na manhã desta sexta-feira (7), as coordenadoras de Atenção à Saúde e Atenção Básica, Noélia Barbosa e Luciana Rubia, falaram a respeito do surto de viroses e doenças diarréicas que estão se proliferando no município de Arapiraca.

De acordo com a coordenadora da Atenção à Saúde, Noélia Barbosa, o número de casos tem mobilizado os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma vez que a demanda triplicou, chegando a um número de 600 pacientes.

“Em 2012, o atendimento era destinado a 200 pacientes, o que é considerado normal para a demanda de municípios com até 220 mil pessoas.
Porém, com a incidência das chuvas ocorridas durante esses meses, o número de casos triplicou, e isso vem causando preocupação para todos nós. Estamos trabalhando para que esse surto diarréico acabe”, informou Barbosa.

Ainda em sua fala, a coordenadora informou que o 5º Centro de Saúde de Arapiraca irá atender, de maneira emergencial, e neste sábado (8) irá funcionar das 7h às 22h, e, a partir de segunda-feira, com plantões de 24 horas.

“Por recomendação da prefeita Célia Rocha [PTB], que tem se mostrado bastante preocupada com essa epidemia, nós como Secretaria estamos realizando o remanejamento dos profissionais para a ampliação dos atendimentos às urgências básicas no 5º Centro de Saúde”, destacou a coordenadora, apontando ainda que médicos do município de Aracaju para auxiliar no atendimento.

Durante esse período, serão disponibilizados, de forma emergencial, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos em enfermagem, além de todo o setor administrativo.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Luciana Rubia, a SMS realizará um mapeamento dos locais em que o grau de incidência é elevado, para que, em seguida, sejam traçadas metas.

Ela informou ainda que doenças diarréicas podem ser ocasionadas por vírus, parasitas e bactérias, e os principais sintomas são geralmente reconhecidas por fortes diarreias, dores abdominais, febre e náuseas.

A recomendação é que os alimentos a serem consumidos sejam devidamente lavados, evitando o contato com roedores, moscas e formigas, além dos cuidados necessários com uso da água, no caso de sua ingestão.