Cristiano Ronaldo irá a Copa no Brasil?

Por Fifa 06/06/2013 08h08
Por Fifa 06/06/2013 08h08
Cristiano Ronaldo irá a Copa no Brasil?
Foto: AFP
As 17 partidas válidas pela sétima rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da FIFA 2014 dominarão as atenções do planeta bola antes do começo da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, no próximo dia 15 de junho.

A grande atração desta sexta-feira será o duelo entre Portugal e Rússia em Lisboa, pelo Grupo F. Vale lembrar que, desta vez, as poderosas Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda não entrarão em campo.

A cinco rodadas do encerramento da competição classificatória, 13 equipes continuam invictas, mas somente holandeses e russos venceram todos os seus compromissos.


O jogo
Portugal x Rússia, Grupo F, Estádio da Luz, Lisboa, 20h45 (16h45 de Brasília)

Os portugueses foram derrotados pelo placar mínimo no relvado artificial do Estádio Luzhniki em Moscovo e já empataram (1 a 1) com a Irlanda do Norte na cidade do Porto, portanto não terão direito a desperdiçar pontos caso queiram alcançar os russos, que lideram o grupo com um ponto a mais e dois jogos a menos. Com isso em mente, o técnico Paulo Bento abriu mão de Antunes, Carlos Martins, Paulo Machado e Pizzi, enquanto Pepe cumprirá suspensão. Por outro lado, voltou a chamar Ricardo Costa, Rúben Amorim, Micael e Nelson Oliveira, que haviam ficado de fora da última convocatória.

O treinador luso conta ainda com Cristiano Ronaldo, embora o jogador do Real Madrid não tenha disputado a última partida do Campeonato Espanhol, mas está pessimista em relação a Nani, que viveu uma temporada complicada. Para quaisquer eventualidades, Paulo Bento surpreendeu ao convocar o médio André Martins, do Sporting, e o atacante Vieirinha, do Wolfsburg.

O técnico da Rússia, por sua vez, decidiu apostar na experiência. Fabio Capello trouxe de volta à seleção nomes como Roman Pavlyuchenko, Pavel Pogrebnyak e Andrei Arshavin, o antigo capitão russo que havia sido afastado do grupo.

Complementando a chave, Azerbaijão e Luxemburgo se enfrentam para evitar a lanterna.

E o que mais?
Grupo A
Croácia x Escócia
Bélgica x Sérvia

Goleada em casa pelos belgas na ida (3 a 0) e com duas derrotas e um empate acumulados nas últimas três rodadas, a seleção Sérvia não nutre ilusões às vésperas da viagem a Bruxelas para enfrentar uma Bélgica eufórica, que lidera o grupo pelo saldo de gols. Contudo, os donos da casa estarão sem o vice-capitão Thomas Vermaelen, lesionado, enquanto Eden Hazard será dúvida até o último momento. A Croácia, por sua vez, não deve ter maiores dificuldades diante da Escócia, que já está eliminada e poderá testar novos jogadores para o futuro. Afinal, o técnico Gordon Strachan aproveitou a ocasião para convocar seis jogadores que atuam em clubes da primeira divisão escocesa.

Grupo B
Armênia x Malta
República Tcheca x Itália

Os tchecos ocupam a terceira posição, a cinco pontos da líder Itália, e partirão para o tudo ou nada em casa diante dos confiantes italianos. Mas a jovem equipe do técnico Michal Bilek ainda peca nos aspectos ofensivos, tendo marcado apenas seis gols em cinco partidas. Já a Azzurra assimilou ao longo das eliminatórias a vontade do técnico Cesare Prandelli de praticar um futebol vistoso, porém sem abdicar da intratável defesa da Juventus na retaguarda italiana.

Grupo C
Irlanda x Ilhas Faroe
Áustria x Suécia

Bem atrás da líder Alemanha, austríacos e suecos disputarão uma partida importante para a definição das repescagens. Os dois países já se enfrentaram sete vezes em eliminatórias para o Mundial, com três vitórias para cada lado e um empate. A Suécia, que tem um jogo a menos, apostará como sempre no insaciável Zlatan Ibrahimovic, autor do passe para o gol solitário da vitória sobre a Macedônia em amistoso.

Grupo E
Islândia x Eslovênia
Albânia x Noruega
Suíça x Chipre (sábado, 8 de junho)

No topo da chave com dois pontos de vantagem, os suíços dominaram a partida contra os cipriotas no primeiro turno, mas não conseguiram evitar um empate sem gols. Talvez seja por isso que o técnico Ottmar Hitzfeld, que cumprirá o seu segundo jogo de suspensão, convocou os atacantes do FC Zurich Josip Drmic e Mario Gavranovic. Uma vitória é imprescindível para o selecionado helvético, já que as vice-líderes Islândia e Albânia jogarão em casa e terão a chance de encostar na classificação.

Grupo G
Letônia x Bósnia e Herzegovina
Lituânia x Grécia
Liechtenstein x Eslováquia

Os bósnios lideram com três pontos de vantagem sobre os gregos e cinco sobre os eslovacos, mas todos jogarão longe da própria torcida. Com média de 3,5 gols marcados por partida, a seleção bósnia tem tudo para fazer uma visita tranquila aos letões, assim como a Eslováquia, pressionada na terceira colocação. Já a Grécia precisará tomar cuidado na Lituânia, já que os donos da casa ainda não desistiram de lutar por uma vaga na repescagem.

Grupo H
Montenegro x Ucrânia
Moldávia x Polônia

Líder com dois pontos a mais que a Inglaterra, Montenegro terá a oportunidade de se isolar na ponta visitando a Ucrânia, a quem já venceu por 1 a 0 na ida. Vale lembrar que o English Team terá folga nesta rodada. Mas os comandados de Branko Brnovic, que ainda precisam jogar na Polônia e na Inglaterra, não podem mais desperdiçar pontos em casa, como fizeram em março diante dos britânicos (1 a 1). Já a seleção ucraniana do técnico Waldemar Fornalik está tentando se reerguer depois do fracasso na Euro 2012 e, caso vença, poderá voltar a sonhar com a classificação, já que ficaria apenas um ponto atrás do selecionado inglês.

Grupo I
Finlândia x Bielorrússia

Os finlandeses seguem em busca da sua primeira vitória, desta vez enfrentando o penúltimo colocado da chave.

Fique de olho
Quando se fala em seleção sueca, o primeiro nome que vem à cabeça é o de Zlatan Ibrahimovic. No entanto, não se pode esquecer de Anders Svensson. O jogador de 36 anos é figurinha carimbada no meio-campo da Suécia desde 1999, um recorde, totalizando 139 partidas e 19 gols pelo país. E ele pretende se igualar ao também sueco Thomas Ravelli, que é o europeu com o maior número de jogos por uma equipe nacional (143). "Enquanto eu me sentir bem e o corpo continuar fazendo o que a cabeça pede, vou continuar", explicou Svensson ao FIFA.com. "Fisicamente, provavelmente me sinto melhor do que quando tinha 20 anos."

O número
18 — O total de clubes de nove países onde jogam os 26 portugueses convocados por Paulo Bento. Seis deles atuam em times portugueses, mas nenhum no Benfica, o vicecampeão português.

O que eles disseram
"Recuperamos jovens jogadores bastante habilidosos tecnicamente, alguns dos quais já atuam em grandes clubes da Europa. Digamos que o fluxo de jovens jogadores de talento não está perto de se esgotar. O futebol islandês tem um futuro radiante pela frente." Birkir Saevarsson, zagueiro da seleção islandesa