Batalhão de Polícia Ambiental celebra 24 anos de criação

Por Agência Alagoas 06/06/2013 09h09
Por Agência Alagoas 06/06/2013 09h09
Batalhão de Polícia Ambiental celebra 24 anos de criação
Evento atraiu estudantes à sede do Batalhão, no Catolé - Foto: Raul Plácido
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) celebrou nesta quarta-feira (5) o 24° aniversário de sua criação dedicado também à conscientização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na mesma data. O evento reuniu dezenas de pessoas na sede do batalhão, situado na localidade do Catolé, no município de Satuba, e contou com exposições voltadas à educação e consciência ecológica, desfiles de escoteiros florestais mirins e policiais militares, homenagens e distribuição de várias espécies de mudas de plantas.

A homenagem ao aniversário do BPA e a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente culminou com a queima de redes predatórias e a soltura de pássaros apreendidos nas operações do batalhão entre 2012 e este ano. “Somente no ano de 2012 fizemos a apreensão de 2. 800 pássaros além de dezenas de redes predatórias”, ressaltou o comandante do BPA, tenente-coronel José Batista de Oliveira.

“O importante é destacar que o Batalhão de Polícia Ambiental tem exercido seu papel ao longo desses 24 anos, auxiliando e conscientizando a sociedade alagoana na necessidade da preservação do meio ambiente, ainda tão castigado pela ação predatória do homem”, completou Oliveira.

Criado no dia 5 de junho de 1989, como Companhia de Policiamento Florestal (CPFlor) e com um efetivo de 130 policiais militares atualmente, o BPA está localizado em algumas regiões do Estado - além da região metropolitana na grande Maceió - a exemplo de cidades como Delmiro Gouveia (no Canal do Sertão), Penedo e um Pelotão Aquático, que atua entre os municípios de Marechal Deodoro e Maceió.

“Nossa preocupação e responsabilidade enquanto governo é a de cuidar e conscientizar a futura geração na preservação da natureza, para termos efetivamente um desenvolvimento sustentável em Alagoas”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Napoleão Casado, que representou o governador Teotonio Vilela no evento.

“O Canal do Sertão, uma das maiores obras estruturantes entregues à população nos últimos anos, é um ótimo exemplo do trabalho realizado pelo BPA atualmente”, completou Casado. Participaram da celebração, entre outras personalidades, o subcomandante da Polícia Militar de Alagoas, Mário Jorge da Hora, representando o comandante da PM, Dimas Cavalcante; o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto Jorge; além do promotor Alberto Fonseca, do Núcleo de Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MP).