Novas faixas de pedestre em Arapiraca

Por Ascom PMA 05/06/2013 11h11
Por Ascom PMA 05/06/2013 11h11
Novas faixas de pedestre em Arapiraca
Foto: Ascom PMA
As faixas de pedestre de Arapiraca estão diferentes: revitalizadas e pintadas de vermelho e branco, elas mudam o cenário no trânsito da cidade. A ideia é chamar atenção tanto do pedestre quanto do condutor de veículos. Além disso, estimulá-los a respeitaram a faixa e fazerem bom uso dessa sinalização horizontal.

É esse o objetivo do projeto “Vida na Faixa” que será lançado ainda este mês pela prefeita Célia Rocha (PTB) que determinou ações de impacto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT).

O projeto “Vida na Faixa”, elaborado pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), do órgão municipal, em parceria com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, propõe-se a conscientizar o motorista a respeitar a faixa de pedestre e ao cidadão ultrapassar a rua por cima da mesma com segurança.

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a base do projeto é essa consciência de circulação urbana, um respeitando o outro e gerando a paz no trânsito. “É isso que queremos e esse projeto reúne ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito”, apontou.

Cruzamentos de maior fluxo de pessoas

Com o slogan “Faixa de Pedestre: Quem você ama também passa por aqui! Arapiraca Respeita!”, o projeto “Vida na Faixa” vai utilizar os cruzamentos que possuem maior fluxo de pessoas no Centro da Cidade.

De início, 21 faixas serão revitalizadas e pintadas de vermelho e branco, fazendo alusão à sinalização de regulamentação “Pare”, ou seja, “Parada Obrigatória” (R-1), que tem as mesmas cores e com isso conscientizará o condutor a parar diante da faixa no instante da passagem do pedestre.

Até agora, a SMTT já mudou a roupagem das faixas que ficam na Rua Estudante José de Oliveira Leite com a Avenida Rio Branco. E das ruas Estudante com Fernandes Lima; Praça Manoel André (em frente ao restaurante Jerimum), além da Rua São Francisco (em frente ao Hospital Regional de Arapiraca).

A SMTT através do Departamento de Trânsito (DT) e do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) fez um levantamento fotográfico para facilitar a execução do projeto “Vida na Faixa” na malha viária do Centro.

“Acreditamos que campanhas educativas como esta possam conscientizar a população e os motoristas da cidade para termos um trânsito seguro e diminuir os índices de acidentes como os atropelamentos”, justificou Ricardo Teófilo.

Campanha nas ruas

Para o lançamento do projeto, a Prefeitura de Arapiraca e a SMTT vão colocar faixas áreas nas principais ruas do Centro para informar à população sobre o “Vida na Faixa”, além de distribuir peças publicitárias como sacolas, camisas, adesivos e panfletos educativos nas ruas da cidade. Haverá divulgação nas escolas municipais para professores, pais e alunos.

O diretor do Departamento de Trânsito da SMTT, Vanderley Pereira, informou que a pintura das faixas está sendo feita durante a noite, após as 20 horas, para evitar engarrafamento no trânsito.

“Liberamos uma faixa à medida que pintamos outra até concluirmos a pintura das 21 faixas de pedestre no Centro de Arapiraca”, explicou Pereira.