De Neymar a Falcao, o mercado ferve

Por FIFA 05/06/2013 08h08
Por FIFA 05/06/2013 08h08
De Neymar a Falcao, o mercado ferve
Foto: AFP
Mal as grandes ligas europeias terminaram e a próxima temporada já começa a ganhar corpo. Pelo menos é o que se vê fora de campo, com transferências espetaculares de norte a sul do Velho Continente. A seguir, o FIFA.com faz o resumo das principais contratações que agitaram os últimos dias no mercado da bola.

Desde os primeiros dribles no futebol profissional há quatro anos, Neymar logo chamou a atenção de todos os olheiros do futebol mundial. Após manter uma estrita fidelidade ao Santos e resistir a todas as propostas a cada janela que se abria, o atacante da seleção brasileira enfim escolheu o Barcelona para dar o grande salto no cenário europeu. "Estou feliz de poder realizar o meu sonho, e vim para ajudar o time todo e o Messi a continuar sendo o melhor do mundo", declarou o brasileiro durante a sua apresentação, decidido a não fazer sombra ao grande ídolo da torcida.

A chegada de Neymar ao Campeonato Espanhol talvez preencha o vazio deixado pela saída de outro goleador sul-americano. Após duas temporadas colecionando gols e troféus com o Atlético de Madri, o colombiano Radamel Falcao agora vestirá outro uniforme vermelho e branco, o do Mônaco. Se a decisão de trocar um clube classificado para a Liga dos Campeões da UEFA por uma equipe recém-promovida da segunda divisão pode surpreender muita gente, a continuação da lista de reforços do heptacampeão francês não deixa dúvidas sobre as ambições para a próxima temporada. Afinal, Falcao terá a companhia de dois ex-colegas de Porto, o promissor compatriota James Rodríguez e o experiente meio-campista português João Moutinho, ambos campeões nacionais com o Dragão, bem como do zagueiro Ricardo Carvalho, que deixou o Real Madrid.

Na vizinha Itália, um outro frequentador assíduo dos gramados espanhóis também optou por uma mudança de ares. Ídolo do Atlético de Bilbao, onde atuava desde 2005, o atacante Fernando Llorente assinou com a Juventus apresentando no currículo os títulos da Copa do Mundo da FIFA 2010 e da Euro 2012. Já o meia-atacante Jesús Navas, que também participou das duas vitoriosas campanhas da Fúria, tentará a sorte no Manchester City, após ter acumulado conquistas durante dez anos no clube que o revelou, o Sevilla.

Ex-companheiro de Navas, Andrés Palop defendeu a meta do time andaluz por oito anos e entrou para a história do clube ao marcar um gol contra o Shakhtar Donetsk que salvou a equipe da eliminação na Copa da UEFA 2006/07, competição que o Sevilla acabaria conquistando. Agora ele mostrará o seu talento como goleiro, ou quem sabe artilheiro, no Bayer Leverkusen. Durante o Campeonato Alemão, Palop terá a dura tarefa de encarar a máquina de gols do Bayern de Munique, que se reforçou ainda mais com a nova joia nacional, Mario Götze, contratado junto ao Borussia Dortmund, principal rival dos bávaros nas últimas temporadas.

O brasileiro Felipe Santana, por sua vez, foi ainda mais ousado. Deixou o vice-campeão europeu para jogar no arquirrival Schalke 04. "Foi difícil tomar essa decisão, mas preciso seguir a carreira em um clube onde terei mais oportunidades, porque sonho em vestir a camisa da seleção brasileira", justificou o zagueiro, prontamente substituído pelo grego Sokratis Papastathopoulos, que disputou as duas últimas temporadas pelo Werder Bremen.

Já o meia Cédric Makiadi, da República Democrática do Congo, chega ao Werder Bremen após um excelente ano com o Freiburg, que terminou em quinto lugar na Bundesliga e garantiu uma classificação europeia. O Bayer Leverkusen também disputará um título continental na próxima temporada, mas sem o atacante da seleção alemã Andre Schürrle, novo reforço do Chelsea. Na mesma barca partiram o japonês Hajime Hosogai, contratado pelo recém-promovido Hertha Berlim, e o atacante espanhol Daniel Carvajal, que volta ao Real Madrid com a conclusão do contrato de empréstimo.

Quem também está de volta às origens é o meio-campista Anatoliy Tymoschuk. Após conquistar a tríplice coroa com os títulos do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, o ucraniano deixou o Bayern para retornar ao mesmo Zenit que ele havia deixado em 2009. O atacante Oleksandr Iakovenko, companheiro seu de seleção, estava desde 2008 no Anderlecht. Campeão belga este ano, ele continuará vestindo roxo, porém agora na Fiorentina. O Campeonato Italiano também será uma novidade para o argentino Sebastián Leto, que vem de quatro temporadas no Panathinaikos. Mas ele poderá se sentir em casa no vestiário do Catania, onde terá a companhia de outros dez compatriotas.

Contratado pelo Liverpool em 2007/08, Leto nunca chegou a defender o clube na Premier League devido a problemas administrativos, infelicidade que não deve se repetir com Kolo Touré, novo reforço dos reds. O zagueiro marfinense é um velho conhecido dos gramados ingleses, tendo atuado por Arsenal e Manchester City e conquistado dois títulos da Premier League, além de três troféus da FA Cup e três Community Shields.

Infelizmente, os torcedores ainda terão de esperar longas semanas para verem os novos heróis em ação. Como consolo, resta acompanhar os próximos capítulos do mercado de transferências, que, no que diz respeito a drama e suspense, não devem nada aos grandes campeonatos pelo mundo.