Neymar é do Barcelona: "Chego para ajudar"

Por FIFA 03/06/2013 20h08
Por FIFA 03/06/2013 20h08
Neymar é do Barcelona: 'Chego para ajudar'
Foto: AFP
Neymar já é do Barcelona. Nesta segunda-feira, depois de uma operação especial para levá-lo do Rio de Janeiro para a Espanha, o atacante foi aprovado em exames médicos, assinou contrato e, depois, pôde realizar um sonho: ser apresentado no Camp Nou vestindo a camissa do clube catalão e brincando com a bola diante de mais de 50 mil torcedores.

"Foi uma emoção muito grande. Eu me segurei muito para não chorar, porque, como falei, é a realização de um sonho. De um menino que sempre sonhou com isso", afirmou o atacante, minutos mais tarde, visivelmente emocionado, durante uma entrevista coletiva em uma sala de imprensa igualmente cheia. "A ficha ainda não caiu totalmente. Sempre foi um sonho."

Mais cedo, o jogador da Seleção Brasileira acenou para os torcedores que já compareciam bem cedo para testemunhar sua chegada ao estádio – ali ele cumpriu um ritual básico das contratações do Barça e tirou fotos em frente ao painel com o distintivo do clube.

O ex-atacante do Santos então passou por exames médicos mais tarde, cumprindo todas as etapas sem nenhum problema, para, então, assinar seu vínculo por cinco temporadas. O maior evento da programação feita para o atleta brasileiro foi, claro, sua apresentação para o público.

Carregando duas bandeiras com as cores e escudo do Barcelona, foi ovacionado pela torcida. Em suas primeiras palavras, em catalão, expressou sua felicidade e emoção pela ocasião. Disse ainda que chegava para compor o elenco liderado pelo argentino Lionel Messi, atual Bola de Ouro FIFA. "Quero ajudar não só o Barça como clube, mas ajudar o Messi a continuar como o melhor do mundo", disse, para ser aplaudido.

Na entrevista coletiva, reforçou essa ideia: "O melhor jogador do mundo está aqui, que é o Messi. Hoje sou um dos grandes sortudos por poder estar jogando aqui ao lado dele. Jogar com ele, Iniesta, Xavi pesa também. O Daniel Alves também foi um dos culpados por isso, por sempre falar muito bem daqui. Estou muito feliz de estar ao lado desses grandes jogadores".

Antes de se integrar ao elenco do Barça, Neymar vai disputar a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2014 pela Seleção, em mais um passo para o progresso de sua ainda breve carreira. Depois, fica o desafio de assimilar uma nova cultura e uma nova realidade no futebol espanhol. "É sempre uma mudança difícil, mas espero que posso me adaptar o mais rápido possível para que possa seguir com minha vida normalmente e possa dar alegrias para a torcida do Barcelona", afirmou. "Não é questão de dividir a responsabilidade, mas, sim, de dividir os traços do campo para que a gente possa se entender e lutar por títulos."

Sua expectativa agora é crescer em campo com o novo clube, de olho em objetivos ambiciosos tanto pelo time catalão como pela Seleção. "O que pode me ajudar dentro e fora de campo são as coisas novas. Além de mudar de país, jogar com grandes jogadores. É uma oportunidade muito boa para aprender. Sei que posso evoluir muito aqui", disse. "Ajudar o Messi a ser o melhor do mundo não tem nada a ver com querer ganhar a Copa. É o que nós brasileiros mais queremos, jogar para vencer. Agora é melhorar, vamos em busca disso."