Audiência pública discute gasoduto Penedo/Arapiraca

Por Ascom Seap 30/05/2013 16h04
Por Ascom Seap 30/05/2013 16h04
Audiência pública discute gasoduto Penedo/Arapiraca
Foto: Ascom Algás
A Algás realizou audiência pública, na última terça-feira (28), para discutir o gasoduto Penedo/Arapiraca. O encontro aconteceu no auditório da Casa da Aposentadoria e contou com a participação do Ministério Público (MP), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura de Penedo, representantes da Câmara Municipal de Penedo e da sociedade.

A audiência pública foi realizada para legitimar a obra do City-Gate, que fará o transporte do gás natural entre as cidades. A obra tem investimento previsto de R$ 42 milhões, com extensão de 66km, através da rodovia AL-110, seguindo pelo lado direito até a AL-220, em Arapiraca, próximo ao Grupo Coringa. O investimento vai permitir a ampliação do Distrito Industrial de Arapiraca, além de fortalecer o comércio local.

Representantes dos órgãos envolvidos mostraram aos representantes de vários setores da sociedade penedense todo o processo de execução da obra e sua viabilidade ambiental, após análise dos impactos do empreendimento. Com o aval do IMA, o empreendimento será instalado com recursos próprios da Algás e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Quando estiver em operação, o gasoduto vai levar o gás de Penedo a Arapiraca, passando pelos municípios de Igreja Nova e São Sebastião.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, afirmou que o gasoduto é uma das contribuições do Estado ao desenvolvimento de Penedo. “Independente do gás, o Governo de Alagoas vai contribuir para a efetivação do Distrito Industrial de Penedo”, garantiu.

Para o diretor-presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, a audiência pública foi um importante espaço para o debate e para a confirmação de que o gás natural é um importante vetor para o desenvolvimento de Alagoas. “A Algás está pronta para dar continuidade ao fornecimento do gás natural tanto em Penedo, quanto no Estado como um todo”.

O secretário da Articulação Política, Rogério Teófilo, confirmou que o Governo de Alagoas vai investir no desenvolvimento industrial da região do Baixo São Francisco e afirmou que nos próximos dias, o governador se reunirá com o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, que participou da audiência pública.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas), Ana Luiza, entregou ao secretário Rogério Teófilo uma carta das entidades representativas do município, defendendo a viabilidade do Distrito Industrial da cidade.