Governo de Alagoas intensifica ações de prevenção à criminalidade

27/05/2013 08h08
27/05/2013 08h08
Governo de Alagoas intensifica ações de prevenção à criminalidade
Atuação conjunta das polícias estaduais, órgãos municipais e da Força Nacional oferece mais seguranç - Foto: Ailton Cruz
As ações integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil e equipes da Força Nacional, no combate à criminalidade em Alagoas, deram continuidade na noite desse sábado (25) e se estenderam até a madrugada deste domingo (26), realizando abordagens e pontos de bloqueio em áreas tidas como críticas, localizadas nas orlas marítima e lagunar, e em conjuntos habitacionais e bairros da capital.
Foram empregados 250 policiais, que trabalharam em parceria com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e com funcionários da Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU); Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Eletrobrás.
A operação foi coordenada pelo tenente-coronel Jairisson Melo, comandante do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha e acompanhada pelo comandante da PM, coronel Dimas Barros Cavalcante, e pelo secretário Estadual de Defesa Social, coronel Dário César. A ação contou com efetivos da Radiopatrulha, 1º, 4º e 5º BPM; Batalhão de Polícia de Eventos; Batalhão de Polícia Ambiental; e Bope; além de dois helicópteros em patrulhamento aéreo.
Durante as abordagens, os policiais se depararam com flagrantes de direção em estado de embriaguez; condutores sem habilitação e veículos com documentação alterada. Os infratores foram autuados, havendo encaminhamento para a Central de Polícia e os veículos retidos para o pátio do Detran.
Nas ações de saturação, a boate Scorpions, localizada no bairro da Chã de Jaqueira foi fechada devido a irregularidades encontradas no local, a exemplo de adolescentes consumindo bebida alcoólica; droga encontrada no estacionamento, e por furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”.

Resultados

Conforme levantamento do coordenador da operação, tenente-coronel Jairisson, foram registradas aproximadamente 900 abordagens a suspeitos e 400 veículos foram vistoriados pelas equipes policiais posicionadas nas áreas de atuação.
Foram recolhidos 19 veículos, entre motos e carros, por irregularidades e registrados 14 flagrantes da operação Lei Seca. Dentre os nove estabelecimentos abordados, dois foram fechados: a boate Scorpions, na Chã de Jaqueira, e o bar Pagocebar, no Graciliano Ramos.
Ao final da operação, foram confeccionados 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).