Alagoas tem redução no roubo de cargas

Por Erinaldo Wagner com Assessoria PC 24/05/2013 07h07
Por Erinaldo Wagner com Assessoria PC 24/05/2013 07h07
Alagoas tem redução no roubo de cargas
Delegado Valdir Silva de Carvalho - Foto: Renan Belo
O Estado de Alagoas vem experimentando redução no número de roubo de cargas. A queda foi de 21%, numa comparação entre os anos de 2012 e 2011, de acordo com estudo realizado pela Pamcary – empresa líder em seguros, gerenciamento de riscos e informações logísticas no transporte de cargas no Brasil e com atuação internacional.

Dados estatísticos e gráficos referentes à Região Nordeste foram enviados pela Pamcary ao delegado de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Valdir Silva de Carvalho, que atribui a redução ao trabalho de repressão a quadrilhas especializadas no roubo e também a pessoas que atuam no crime de receptação.

O estudo mostra que, em 2011, ocorreram 33 roubos de cargas no Estado, tendo este número caído para 26, no ano passado.

O levantamento revela que, na região, Alagoas fica atrás da Bahia, de Pernambuco e do Ceará na incidência dessa modalidade de crime.

O delegado Valdir Silva de Carvalho explica que a posição de Alagoas não é ainda melhor por situar-se vizinho a Pernambuco um grande centro receptivo de mercadorias. “Para se chegar até lá os caminhões cruzam as estradas alagoanas onde ocorrem os roubos”, explica.

Apesar disso, segundo ele, com o apoio do delegado-geral Paulo Cerqueira e do diretor de Polícia Judiciária Metropolitana, Carlos Reis, a Polícia Civil vem atuando firmemente no combate a esse tipo de crime, com resultados positivos atestados inclusive pela empresa de renome internacional.

Os dados registram também a quantidade de roubos mês a mês. No ano passado, janeiro apresentou o maior número (8), seguido de abril (4), fevereiro e outubro (3), março, julho e setembro (2) e novembro e dezembro apenas 1. Nos meses de maio e junho não ocorreram roubo de cargas no Estado.

Maceió, São Miguel dos Campos e São Sebastião são a cidades com maior incidência de cargas roubadas.

Pelo estudo, no Nordeste, os principais alvos são, pela ordem, as cargas de produtos alimentícios, cosméticos, medicamentos, equipamentos eletrônicos e bebidas.

“Em Alagoas, conseguimos prender algumas quadrilhas especializadas no roubo de remédios, e as vans que transportam essas cargas passaram a ser monitoras o que ajudou a reduzir esses crimes”, disse Valdir Silva de Carvalho.

O delegado afirmou que significativa diminuição aconteceu também depois da prisão, no ano passado, de Josenildo Balbino de Oliveira, 46 anos, acusado de liderar um grupo criminoso com atuação na receptação de cargas roubadas e furtadas.

Josenildo foi preso, numa operação da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), juntamente com o filho Caio Vitor e Joelma Maria, funcionária de Carlos Alberto Queiroz, dono de uma empresa de alimentos localizada em Arapiraca e apontado como integrante da quadrilha. Este ainda está foragido.

Outros dois suspeitos de participar do grupo foram presos no final do ano passado: o alagoano José Claudio da Silva Santos e o potiguar Jobson Victor de Mendonça, ambos por receptação. Durante a operação foi apreendida uma carreta, de placa GVK 9427, da cidade de Arujá, do Estado de São Paulo, usada para transportar produtos roubados.

De acordo com as investigações, eles fazem parte de uma Organização Criminosa (ORCRIM), que atua no roubo de cargas em todo o Brasil.