Defesa Social lança projeto de qualidade de vida para os servidores

24/05/2013 19h07
24/05/2013 19h07
A Secretaria da Defesa Social de Alagoas (Seds) lança o Projeto Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho, direcionado aos servidores da área de segurança pública. O projeto foi apresentado a representantes dos órgãos que compõem a Seds e segue orientação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prevê a modernização das instituições e a valorização dos profissionais da área.
O projeto terá apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do convênio nº 776368/2012, e tem como objetivo promover ações estruturantes de valorização dos profissionais de segurança pública, focando na qualidade de vida no trabalho, promoção da saúde e prevenção de doenças ocupacionais.
O objeto do convênio é fazer o levantamento e o gerenciamento de dados de vitimização e adoeciemento dos operadores de segurança pública do Estado de Alagoas. As metas do projeto são firmadas na capacitação de gestores e docentes da área de segurança pública nos itens saúde e segurança com foco na prevenção de doenças ocupacionais e promoção da saúde.
Outra meta é o reaparelhamento dos setores de educação física e fisioterapia, com montagem de duas salas de condicionamento físico na Academia de Polícia Militar e outra na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Arapiraca. As academias serão utilizadas por policiais civis, militares, servidores da Perícia Oficial e militares do Corpo de Bombeiros.
A ampliação do setor de fisioterapia deverá ocorrer dentro da estrutura do Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar.
Para a assistente social Edênia Moreira, a dedicação dos profissionais é necessária para o bem-estar de todas as corporações. “Precisamos trabalhar e valorizar o servidor. Precisamos de quem se dedique a essa temática”, frisa.
O Qualivida também pretende implementar o sistema de registro, controle e notificação de acidente de trabalho e doenças ocupacionais, visando a gestão integrada de índices de letalidade, vitimização e afastamentos. Os dados auxiliarão nas formulações e implementação de políticas de melhoria da qualidade de vida dos profissionais.