Democracia Digital: TRE de Alagoas promove evento online de combate à desinformação

30/07/2020 17h05 - Atualizado em 30/07/2020 20h08
30/07/2020 17h05 Atualizado em 30/07/2020 20h08
Democracia Digital: TRE de Alagoas promove evento online  de combate à desinformação
Foto: Divulgação
O excesso de conteúdos falsos tem exigido que veículos de comunicação, agências de checagem, empresas e órgãos governamentais invistam tempo e recursos para desmentir os boatos e informações enganosas. Pensando no período eleitoral que se aproxima, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), em parceria com a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), promove o evento Democracia Digital, na próxima sexta-feira, 31 de julho.

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos.

“Esse debate sobre a desinformação é muito importante não só para os que integram a Justiça Eleitoral mas para a sociedade civil como um todo. Em momento de pandemia, nos deparamos ainda mais com a necessidade constante de checar as informações que recebemos e isso, em alguns casos, pode até garantir a manutenção da nossa saúde”, evidenciou o desembargador Otávio Leão Praxedes, vice-presidente e corregedor do TRE/AL no exercício da Presidência.

Dinâmica do evento online

O programa Democracia Digital acontecerá com programação dividida em duas etapas (turnos) ao longo do mesmo dia. Na primeira parte, em forma de talk show, com início às 9h30, será conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”.

O objetivo desse espaço é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. A proposta é que os participantes convidados realizem perguntas em tempo real para os debatedores.

Já confirmaram presença no talk show o desembargador eleitoral Hermann de Almeida, a procuradora regional eleitoral Aldirla de Albuquerque, o advogado Gustavo Calado, representando a OAB/AL e o assessor jurídico da Presidência do TRE/AL, Davi Gouveia.

A segunda parte do evento será uma oficina de checagem direcionada aos servidores públicos, advogados e jornalistas de Alagoas que deverão ser indicados pelo próprio TRE. O público-alvo da oficina são profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral. A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.

Inscrições para o talk show Democracia Digital Eleições 2020: https://bit.ly/32J5h74
Inscrições para a Oficina da Lupa: https://bit.ly/39fwIqo