Como cuidar do umbigo do recém-nascido

Quando o bebê nasce, muitas mães não sabem lidar com o coto umbilical (parte do cordão umbilical que fica aderida ao bebê). Cuidar do umbigo do bebê, no entanto, é bastante simples, mas necessita de muita higiene. A seguir listaremos alguns pontos importantes sobre o coto umbilical e sobre a limpeza dessa região para que a criança cresça com saúde e bem-estar.
→ O coto umbilical e sua queda
Após o parto, uma pequena porção do cordão umbilical ainda fica ligada ao recém-nascido. Essa porção, de aproximadamente 3 cm, é denominada de coto umbilical. Inicialmente o coto umbilical apresenta coloração branca azulada, mas, com o tempo, torna-se escuro.
À medida que essa estrutura escurece, também fica mais dura, até que, após 5 a 15 dias, cai. Vale frisar que a queda do coto varia de criança para criança e é importante nunca puxá-lo, mesmo que ele esteja quase solto.
→ Cuidados com a limpeza do coto umbilical
Antes de iniciar a limpeza do coto umbilical, é importante lavar bem as mãos para evitar qualquer tipo de contaminação. Após a limpeza das mãos, inicie o processo:
Primeiro, com uso de cotonete embebido em álcool 70%, limpe a região em torno do coto, realizando movimentos circulares;
Depois limpe, com o uso de um cotonete embebido em álcool 70%, a região do coto propriamente dito;
Seque toda a região com cotonete, evitando deixar o local úmido.
É importante frisar que a limpeza do coto deve ser feita várias vezes por dia. Após a limpeza, é importante não cobrir o coto umbilical, nem mesmo com a fralda, que deve ficar abaixo dessa região. Em caso de vermelhidão, secreção e/ou mau cheiro no local, procure imediatamente ajuda médica.
→ “O mal de sete dias” ou Tétano Neonatal
O “mal de sete dias” é um nome dado ao tétano neonatal. Essa denominação foi dada porque, normalmente, o problema manifesta-se no recém-nascido após a primeira semana que sucede o nascimento. O tétano neonatal foi um grande problema de saúde pública até a década de 1970, entretanto, com os avanços na política de vacinação, os casos foram reduzidos.
O bebê com tétano neonatal, normalmente, deixa de mamar, apresenta choro intenso, febre e contraturas musculares. Para prevenir-se da doença, é importante cuidar adequadamente do coto umbilical e garantir que as grávidas estejam imunizadas. Toda mulher grávida deve estar com a vacinação em dia e, caso tenha sido vacinada há mais de cinco anos, uma dose de reforço deve ser aplicada.
Últimas Notícias

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Final do Concurso de Quadrilhas em Arapiraca

Resultado concurso Resgate às Tradições Nordestinas

1º Fórum de Turismo das Instâncias de Alagoas, em Arapiraca

Audiência sobre o Zona Azul Digital em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
