Banner Whats App - Já é Notícia
Saúde

Publicado Segunda-Feira, 29/06/2020 18:57 | Atualizado Segunda-Feira, 29/06/2020 19:02

Coronavírus: Saiba tudo sobre o aplicativo do SUS

 

Com o anúncio da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde logo se mobilizou para desenvolver um app que oferecesse novas informações acerca da nova doença.

Nesse aplicativo, as pessoas podem se informar acerca dos sintomas, formas de prevenção e orientações para os casos em que há suspeita de contaminação. No Coronavírus - SUS é possível também saber onde ficam as unidades de saúde mais próximas.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos detalhadamente como funciona esse aplicativo. Mostramos como você pode se utilizar dele para tirar todas as dúvidas acerca da COVID-19 e se prevenir. Confira!

Como funciona o app Coronavírus SUS?

Em linhas gerais, podemos dizer que esse app funciona como um guia com informações, notícias e ferramentas para auxiliar as pessoas durante a pandemia de COVID-19.

Com ele, você tem acesso facilitado a dicas asseguradas pelas autoridades de saúde e às notícias mais recentes anunciadas no perfil do Twitter do Ministério da Saúde.

Mas, afinal, quais são as funcionalidades do aplicativo Coronavírus SUS? Abaixo, veja quais são elas:

·                 Autoavaliação;

·                 Dicas oficiais;

·                 Notícias atualizadas;

·                 Unidades de saúde;

·                 Situação epidemiológica.

Nos tópicos a seguir, vamos falar sobre cada uma dessas funcionalidades. Acompanhe na leitura!

Autoavaliação

Uma das funções mais importantes desse app é a de autoavaliação. Por meio dela, você pode conferir se os sintomas que está sentindo correspondem a um quadro de COVID-19.

Para isso, basta acessar o aplicativo e clicar no botão “mal”, na guia “como está sua saúde nesse momento?”.

Ao fazer isso, você será direcionado a uma aba com um questionário, com perguntas sobre seu estado de saúde.

É por meio delas que o app poderá fazer a avaliação. As perguntas apresentadas no aplicativo dizem respeito aos seguintes pontos:

·                 Os sintomas sentidos no momento da avaliação;

·                 O tempo de duração do quadro;

·                 Idade e sexo do avaliado;

·                 A existência ou não de comorbidades.

A depender das respostas dadas pelo usuário, o app classifica os casos avaliados como prováveis, improváveis ou urgentes.

Em avaliações que sejam consideradas urgências, o app oferece orientações ao usuário, informando também telefones úteis para o qual o usuário pode mandar mensagens.

Dicas oficiais

Na guia “dicas”, você encontrará orientações e informações respaldadas, com tudo que você precisa saber para se prevenir e agir. Entre os tópicos abordados nas “dicas oficiais”, temos os seguintes:

·                 O que é Coronavírus;

·                 Quais são os sintomas;

·                 Como se transmite;

·                 Como se prevenir;

·                 Quando usar uma máscara;

·                 Sobre vacinas, medicamentos ou tratamentos.

Há ainda uma seção exclusiva somente com dicas para pessoas que precisam viajar ou que voltaram de viagem durante a pandemia.

Nesses casos, o app recomenda o isolamento por 14 dias após o retorno de lugares em que há casos de contaminação e a observação de possíveis sintomas de COVID-19.

Entre as dicas, há também a recomendação de seguir as práticas de prevenção e fazer o acompanhamento da situação da pandemia por meio da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde.

Notícias atualizadas

A finalidade da aba “notícias” do app Coronavírus SUS é oferecer um portal com informações confiáveis, de maneira a evitar a confusão criada pelas fake news.

Nela, é possível acessar as informações que são divulgadas no perfil oficial do Twitter do Ministério da Saúde.

Assim, os usuários podem ficar atualizados no que diz respeito a pronunciamentos oficiais sobre a pandemia, novas descobertas sobre o vírus e os números de casos e óbitos.

As atualizações são feitas diariamente, o que permite um acompanhamento sobre as ações do Ministério da Saúde.

Unidades de saúde

Na aba “unidades de saúde”, você poderá verificar todas as UPA’s, postos de saúde e hospitais em atividade na sua região.

O app consegue localizar essas unidades em um mapa devido ao uso do GPS pelo app.

Com um simples deslizar de dedos você pode navegar pelo mapa e ver quais as unidades de saúde atuantes em seu bairro ou localidade.

Para ver o endereço completo dos hospitais e postos, basta clicar em cima dos balões indicados no mapa.

É possível conferir também as rotas de acesso a cada um dos endereços, os telefones para contato e os dias e horários de funcionamento.

Situação epidemiológica

Nessa aba, os usuários poderão conferir os dados acerca da situação da pandemia em tempo real.

De fato, é possível conferir os números relativos ao total de casos confirmados, ao número de óbitos e à letalidade.

Esses números podem ser conferidos tanto no que concerne a situação à nível nacional, quanto à nível estadual.

App Coronavírus SUS: informação de qualidade para ter mais segurança na pandemia

À vista do que falamos nesse artigo, podemos concluir que esse app é o mais recomendado para pessoas que desejam ter uma fonte de informações confiável.

De fato, o app Coronavírus SUS disponibiliza apenas informações oficiais, o que dá maior respaldo a elas. Ademais, ele oferece orientações para que você possa se proteger nessa pandemia. Baixe ele agora mesmo no seu celular!

 

Além desse app, você sabia que também pode acessar o seu cartão SUS digital pelo computador? Evite aglomerações, faça uso dos serviços digitais!

  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2020
Agência Lúmen