Imagem que circulam na internet com datas para reabertura do comércio não é de Alagoas

Por Agência Alagoas 30/05/2020 17h05 - Atualizado em 30/05/2020 20h08
Por Agência Alagoas 30/05/2020 17h05 Atualizado em 30/05/2020 20h08
Imagem que circulam na internet com datas para reabertura do comércio não é de Alagoas
Foto: Agência Alagoas
Circula em diversos grupos de WhatsApp uma foto, tirada de uma matéria televisiva, com datas para a reabertura do comércio. A foto tem circulado como se tratasse de medidas que seriam adotadas por Alagoas. Apesar de ser real, a imagem se refere a um plano de reabertura do comércio em Ribeirão Preto, São Paulo.

A foto traz o plano de retomada e mostra que até o dia 31 de maio devem abrir apenas os serviços considerados essenciais. A partir de 1º de junho, voltam a funcionar salões de beleza, oficinas de costura e lojas de tecido. Já em 15 de junho, comércios até 800m2 e shoppings. As aulas voltam em 29 de junho.

Em 13 de junho, segundo a reportagem, voltam a funcionar clubes, cinemas, shows, parques, bares, restaurantes, academias, festas públicas e particulares. A imagem ainda traz uma legenda que diz “Graças a Deus já temos data pra a trabalhar”, dando a entender que as datas se referem aos serviços alagoanos.

A foto foi tirada de uma reportagem da EPTV, afiliada da Globo da cidade paulista Ribeirão Preto, mostra ainda que um Comitê Técnico de Contingenciamento vai analisar o comportamento dos casos graves da doença após a retomada dos serviços.

Em Alagoas vigora o decreto 69.844, que disciplina as atividades que podem funcionar ou que estão suspensas em todo o estado até 31 de maio.

Governo estuda retomada das atividades
Na última quarta-feira (27), o Gabinete Civil e as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) publicaram uma Portaria, que define os critérios para a criação de Grupos de Trabalho que vão estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos, após o período de isolamento social, em Alagoas.

A finalidade dos grupos é de estabelecer protocolos para a retomada do funcionamento de forma segura das atividades econômicas e atendimento ao público, após o período de isolamento social em curso.