MPE questiona Prefeitura de Cajueiro após gestor anunciar distribuição de kit contra covid-19

Por Redação com Assessoria MPE/AL 25/05/2020 16h04 - Atualizado em 25/05/2020 19h07
Por Redação com Assessoria MPE/AL 25/05/2020 16h04 Atualizado em 25/05/2020 19h07
MPE questiona Prefeitura de Cajueiro após gestor anunciar distribuição de kit contra covid-19
Foto: Reprodução de vídeo
Em live na redes sociais, o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, e o médico Denilson anunciaram a distribuição de um kit milagroso para tratar o novo coronavírus. Segundo as falas do prefeito, o composto, chamado por ele de "água milagrosa" é um coquetel contendo cloroquina, azitromicina e nitazoxanida (a Annita).

O tal kit salvador deveria ser tomado nas fases iniciais da doença, até mesmo como forma de prevenção, e seria distribuído para quem precisar, mediante uma autorização do paciente.

Ainda na live, o médico Denilson afirmou que o kit tinha eficácia e que não estava sendo aceito por parte de classe médica apenas por questões de "ideologias políticas".

O assunto foi levado ao conhecimento do Ministério Público do Estado, e a promotoria de Justiça de Cajueiro deu um prazo de 48 horas para que o município apresente o protocolo que está sendo utilizado no combate a covid-19 sobre a distribuição do tal kit.

A promotora de Justiça, Maria Luísa Maia, pede também que apresentem a qualificação da equipe médica responsável pelo atendimento de pessoas infectadas com o uso dos respectivos medicamentos, e se o município oferece estrutura adequada garantindo aparelhamento específico e monitoramento.

A promotoria também solicitou que o Município apresente cópia dos termos de consentimento para realização do referido tratamento, encaminhe cópia do processo de aquisição dos medicamentos supracitados, devendo informar, além do procedimento licitação e/ou dispensa, o nome do fornecedor dos medicamentos, valor total gasto e valor individualizado das drogas, bem como a quantidade adquirida de cada remédio.

Após a live do gestor municipal e do médico, o Portal Já É Notícia procurou informações sobre o caso junto a assessoria da gestão municipal, no último sábado, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno da assessoria.