Pai salva bebê de engasgo após ligação para o SAMU na Capital Alagoana

Por Redação com Assessoria 03/04/2020 16h04 - Atualizado em 03/04/2020 20h08
Por Redação com Assessoria 03/04/2020 16h04 Atualizado em 03/04/2020 20h08
Pai salva bebê de engasgo após ligação para o SAMU na Capital Alagoana
Foto: Samu
Uma bebê recém-nascida foi salvo de um engasgo após o pai da criança receber socorro através de ligação para o 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O caso foi registrado na manhã desta sexta-feira, 03, no bairro Clima Bom, parte alta da Capital alagoana. Enquanto o homem ficava em ligação com o SAMU, uma Unidade de Suporte Básico (UBS) se dirigia para a residência da criança.

O pai da criança foi orientado pelo médico Luiz Antônio Mansur, que ensinou a técnica de desengasgo. A bebê havia se engasgado com leite materno. “Assim que recebi a ligação, a primeira atitude, foi tentar acalmar o solicitante para que passássemos as orientações de como a manobra de desengasgo deveria ser feita. Depois disso, orientei para o pai colocar a menina, virada e inclinada com o peito sobre a perna da mãe, e em seguida dar ‘tapas’ nas costas da criança entre os ombros”, relatou.

A manobra não surtiu efeito, por isso o médico indicou outro método, uma vez que a bebê já estava engasgada há minutos. "Como não conseguimos desengasgar com essa manobra, orientei para que o solicitante colocasse a boca sobre o nariz e a boca do bebê e aspirasse com força para tentar retirar o leite que estava na via aérea dela”, disse Luiz Antônio Mansur.

Durante a ligação, o pai informou que a família já estava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, e por isso o envio da UBS foi cancelado.

“O rapaz me informou que a segunda manobra tinha dado certo, um pouco do leite tinha sido expelido e que a criança estava com um choro fraco, significando que ela estava voltando a respirar. Fiquei na linha com o solicitante, até me certificar de que a criança estava, realmente, recebendo assistência médica na unidade de saúde”, explicou o socorrista.

A bebê, que tinha poucos dias de vida, foi atendida por profissionais da UPA, onde foi desobstruída a via aérea da menina. Ela foi liberada em seguida.