Renan Filho fala sobre 1ª morte por coronavírus em AL e reforça importância do isolamento social

Por Redação 31/03/2020 20h08 - Atualizado em 31/03/2020 23h11
Por Redação 31/03/2020 20h08 Atualizado em 31/03/2020 23h11
Renan Filho fala sobre 1ª morte por coronavírus em AL e reforça importância do isolamento social
Foto: Reprodução/Instagram
Em mais uma transmissão ao vivo, pelo Instagram, o governador do estado, Renan Filho, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, e o secretário executivo da Saúde, Marcos ramalho, atualizaram os números do coronavírus em Alagoas.

Após anunciar, na manhã de hoje, a primeira morte por Covid-19 no estado, o governador foi atacado por internautas após o comentário de uma suposta nora do paciente, um idoso do Acre, de 64 anos, que mora em Alagoas há seis meses, alegando que o homem não teria sido infectado, no entanto, o secretário Alexandre Ayres estava com resultado emitido pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen) em suas mãos, e pediu mais uma vez serenidade para o momento, além de respeito para com os familiares, que carregam a dor de perder um ente querido.

A esposa do idoso também passou por tomografia e foram recolhidas amostras, cujos resultados estão sendo aguardados.

Sobre o paciente não ter sido transferido para o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, um dos hospitais de referência para tratamento de Covid-19, o secretário executivo da Saúde, Marcos Ramalho, esclareceu que ao chegar à unidade de saúde, o paciente é classificado, passa por coleta e só é transferido para as unidades de referência após ser diagnosticado com a doença. No caso do idoso, o resultado só foi conhecido nesta terça-feira (31), após sua morte, ocorrida ontem, na UPA do Trapiche.

Sobre a UPA ter leitos de UTI

Questionados sobre a UPA em que o paciente que faleceu ter leitos de UTI, os gestores explicaram que todas as unidades foram referenciadas para receber pacientes com Covid-19 e que utilizam de todos os meios disponíveis para salvar o máximo de vidas, visto que o cenário é preocupante. O Secretário Alexandre Ayres tomou como exemplo cidades que estão utilizando estádios, hotéis, entre outros espaços, para atender os infectados.

Sobre os testes para detecção do vírus, o governador disse que utilizou recursos próprios para comprar o material, visto que o Ministério da Saúde ainda não enviou ao estado, conforme o prometido. Em média, estão sendo realizados em Alagoas cerca de 40 testes por dia, disse Renan.

O governador reforçou ainda a importância do isolamento social, de suma importância para que o vírus não se alastre e que o estado tenha tempo de estruturar a Saúde para receber os infectados ou para um surto mais forte.

“Vamos continuar ampliando os leitos, o tratamento, ampliar os testes, trabalhar firme, ampliar rede de saúde, para oferecer melhor tratamento a todos”, finalizou.