Governo de Alagoas vai contratar 400 profissionais de Saúde para combate ao coronavírus

Por Redação 27/03/2020 20h08 - Atualizado em 27/03/2020 23h11
Por Redação 27/03/2020 20h08 Atualizado em 27/03/2020 23h11
Governo de Alagoas vai contratar 400 profissionais de Saúde para combate ao coronavírus
Foto: Reprodução/Instagram
O Governo do Estado vai contratar 400 profissionais da área da saúde para atender as demandas de pacientes infectados por coronavírus. A seleção ocorre por meio de análise curricular a partir de amanhã. As informações foram repassadas pelo governador do estado, Renan Filho, e pelo secretário de Saúde Alexandre Ayres, em uma transmissão ao vivo na noite desta sexta-feira (27).

Também durante a transmissão, foram atualizados os números da doença em Alagoas: 12 casos confirmados, sendo uma pessoa internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 302 casos suspeitos e 225 descartados. Os dados constam do Boletim Epidemiológico 21, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Dos 302 casos em investigação, 19 são de Arapiraca; 1 da Barra de Santo Antônio, 1 da Barra de São Miguel; 1 de Belém; 15 de Boca da Mata; 2 de Cajueiro; 6 de Campo Alegre; 1 de Colônia Leopoldina; 1 Coqueiro Seco; 1 Craíbas; 1 Delmiro Gouveia; 1 Feira Grande; 2 de Flexeiras; 1 de Ibateguara; 1 de Igaci; 1 Jacuípe; 2 de Jequiá da Praia; 1 Jundiá; 192 de Maceió; 1 de Major Izidoro; 5 de Maragogi; 3 de Maravilha, 3 de Marechal Deodoro; 1 de Maribondo e 2 de Mata Grande.

Segundo o secretário de Saúde, o quadro ainda é muito sério, e recomendou prudência e serenidade. Ele afirmou ainda que conversou com especialistas no assunto, inclusive com o médico infectologista José Maria Constant, referência no assunto, e todos foram unânimes sobre os riscos de propagação do vírus.

Decreto

Questionado sobre o decreto de emergência que se encerra no próximo domingo (29), Renan foi categórico. “Está em permanente análise, mas vamos respeitar a recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde. “Não adianta achar que não vai acontecer aqui. É muito importante que a gente esteja atento”, frisou.

Para atender os casos de Coronavírus

Além de destinar o Hospital da Mulher apenas para atender os casos de pacientes com Covid-19, Renan disse ainda que até o dia 30, 105 leitos de UTI serão disponibilizados. Também durante o mês de abril, 100 novos leitos estarão disponíveis, que são para os pacientes de maior gravidade. Pacientes intermediários serão atendidos em leitos cínicos – de retaguarda - e pacientes com a forma mais branda da doença devem manter isolamento em casa.

Contratação de profissionais

Um chamamento público será realizado a partir de amanhã para a contratação de profissionais de saúde para atuar no combate ao coronavírus em Alagoas. A princípio, 400 profissionais serão contratados.

Os requisitos para a contratação serão divulgados nas redes sociais do estado e no site da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau amanhã. A seleção será por meio de análise curricular.

A capacitação para os aprovados acontece no próximo domingo (29).