Sexo seguro: o que é bom você saber em tempos de quarentena

Por Redação com Agências 27/03/2020 16h04 - Atualizado em 27/03/2020 19h07
Por Redação com Agências 27/03/2020 16h04 Atualizado em 27/03/2020 19h07
Sexo seguro: o que é bom você saber em tempos de quarentena
Foto: Arte de Clara Brandão/O Globo
O distanciamento social está deixando a libido de muitos brasileiros cada vez mais forte, mas uma parcela da população ainda fica em dúvida se deve ou não manter relações sexuais. Especialistas afirmam que não há informação de contágio através do sexo, mas é preciso mais cuidados na prática.

A infectologista Heloisa Ravagnani, presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal e a Carmita Abdo, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora do programa de estudos sexuais, tiraram as dúvidas sobre o que deve ser feito neste período para manter uma vida sexual saudável.

Covid-19 é sexualmente transmissível?
Não há evidência científica de que seja uma doença transmitida por contato sexual, mas é sabido que a saliva, fezes e urina são transmissores da doença. Portanto, os beijos precisam ser evitados, assim como os contatos face a face, entre outros tipos de interação que possam aproximar o parceiro de secreções transmissoras do novo coronavírus.

Parceiros sexuais que vivem na mesma casa e estão de quarentena podem ter relações?
Nesses casos é indicado ter relações apenas se as pessoas envolvidas sentirem-se bem de saúde e não apresentarem sintomas característicos da infecção por Covid-19 (febre, tosse seca, coriza, dificuldades para respirar). Do contrário, a pessoa sintomática deve isolar-se e evitar todo tipo de contato (mesmo com parceiros frequentes). Aos casais saudáveis uma boa prática é tomar banho antes e depois da relação, evitar os beijos e, é claro, não espirrar nem tossir durante os momentos de proximidade. Pela falta de contato pode tornar-se uma relação mais mecanizada, mas trata-se da forma saudável de ter proximidade neste momento.

Relações casuais, com novos parceiros ou com pessoas que vivem em outras casas devem ser evitadas?
Pessoas nesses casos ficam expostas a muitos riscos, pois não é possível saber se o parceiro teve sintomas de Covid-19 ou não, se tem feito corretamente os procedimentos de higiene para evitar o vírus e se teve contato com uma pessoa infectada. É melhor esperar a epidemia passar para retomar a essas atividades. Caso o desejo sexual seja grande, é possível estimular-se sozinho com a ajuda por meio de mensagens, vídeos, revistas ou dos próprios pensamentos.

Qual a forma correta de higienizar aparelhos e brinquedos utilizados durante o sexo?
Água, sabão e álcool 70%.

Como casais podem driblar a barreira da quarentena?
Os casais podem aproveitar para estimular-se por vídeos, mensagens de aplicativos ou por ligação de telefone. Sempre, é claro, tomando os devidos cuidados para não ter um conteúdo íntimo vazado. Aos distanciados pode ser também também uma boa oportunidade para falar sobre sexo, dizer o que tem vontade, discutir a relação. Ainda que seja uma época delicada para ter relações, é um bom período para falar sobre o assunto, construir mais intimidade e sintonia entre o casal.

A quarentena pode acabar com uma relação?
Há relatos na imprensa internacional de que a quarentena para conter o novo coronavírus foi o estopim para o aumento do número de divórcios na China. Casais em relações conflituosas podem encontrar na convivência excessiva mais razões para brigar e se desentender. Para todos os tipos de relação (em crise, ou não) é importante organizar-se para ter atividades durante o dia e manter-se ocupado, além de respeitar o período de home office, assim haverá maior equilíbrio na convivência. Por outro lado, a quarentena pode ser positiva para relações nas quais os envolvidos sejam muito atarefados e normalmente não tenham tempo para conversar ou fazer alguma atividade juntos.