Integrantes do PCC: pelo menos 75 detentos fogem de presídio na fronteira do Brasil com Paraguai

Por Metrópoles 19/01/2020 17h05 - Atualizado em 19/01/2020 21h09
Por Metrópoles 19/01/2020 17h05 Atualizado em 19/01/2020 21h09
Integrantes do PCC: pelo menos 75 detentos fogem de presídio na fronteira do Brasil com Paraguai
Foto: Reprodução/Metrópoles
Integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) fugiram do Presídio de Pedro Juan Caballero, na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, próximo ao município sul-matogrossense de Ponta Porã, distante 323 km de Campo Grande.

Durante a madrugada deste domingo (19), cerca de 75 detentos fugiram da unidade, segundo o jornal paraguaio ABC Color, por um túnel. Eles conseguiram, praticamente, esvaziar o pavilhão B, destinado aos presos da facção criminosa.

Conforme o jornal, o número ainda não está confirmado e apenas um dos presos teve a fuga frustrada. A distância entre o túnel e a guarita mais próxima é de apenas 25 metros, “onde deveria estar ao menos um guarda de cela”, destaca a publicação.

O jornal paraguaio afirma que a ministra da Justiça, Cecilia Pérez, havia declarado que as autoridades detectaram um plano de fuga de presos membros do PCC.

Segundo as investigações, a organização oferecia cerca de 80 mil dólares para carcereiros ou policiais que facilitassem a fuga. Com a informação, a ministra declarou que as autoridades estavam “reforçando a cobertura policial e militar” no Presídio de Pedro Juan.

Informações preliminares dão conta que ao menos de 200 sacos foram empilhados em uma das células, que continha a areia extraída para formar o túnel usado na fuga. As autoridades locais acreditam que houve uma grande mobilização entre os presos.