Arapiraca terá a primeira unidade do Hospital de Barretos em Alagoas

Por Assessoria 15/01/2020 15h03 - Atualizado em 15/01/2020 19h07
Por Assessoria 15/01/2020 15h03 Atualizado em 15/01/2020 19h07
Arapiraca terá a primeira unidade do Hospital de Barretos em Alagoas
Foto: Divulgação
Os avanços da Gestão Municipal, no setor da saúde, destacam Arapiraca no cenário nacional e abrem as portas do município para novos investimentos em projetos inovadores, que refletem na melhoria da assistência e qualidade de vida da população.

Com a atenção voltada para o atendimento humanizado, o prefeito Rogério Teófilo dá mais um importante passo para o desenvolvimento da área de saúde do Município. A partir de planejamento, captação de recursos e parcerias, realiza um sonho para Arapiraca e região, que é a construção de uma unidade de prevenção do Hospital de Amor, que anteriormente era chamado de Hospital de Câncer de Barretos, ainda este ano.

Arapiraca será a primeira unidade do Hospital do Amor em Alagoas e a 21ª no Brasil. A conquista será viabilizada através de emendas parlamentares da deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que serão utilizadas na construção da unidade, em terreno doado pela Prefeitura de Arapiraca, a partir de aprovação do Poder Legislativo Municipal.

A ideia é iniciar na cidade os serviços do Hospital de Amor, a partir do departamento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero. Além da unidade fixa, que será a clínica de prevenção, uma unidade móvel irá percorrer e realizar o rastreamento dos dois tipos de câncer e beneficiar os moradores dos 46 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.


Raphael Haikel, coordenador das unidades do HA, ao lado do secretário Daniel Oliveira, durante visita ao terreno onde será construído o hospital
 Foto: Genival Silva


Conquista

“Esta iniciativa dos parlamentares, prontamente abraçada pelo prefeito de Arapiraca, através da doação de uma área para a construção da unidade de prevenção, representa uma mudança da história do câncer de mama e colo do útero aqui no interior de Alagoas. Acho que é um grande passo para o Estado. Espero que outros parlamentares se sensibilizem com essa ideia, junção de forças, levando mais prevenção e saúde à população”, destacou Raphael Haikel, médico e coordenador das unidades de prevenção do Hospital de Amor.

O prefeito Rogério Teófilo afirma que a instalação da unidade, que é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo, como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento, será um marco para a cidade e o Estado, que passará a ser referência no segmento de diagnóstico precoce do câncer.

“A conquista da vinda do Hospital do amor é um sonho. Ganha Arapiraca e o Estado de Alagoas, com uma unidade dessa, conquistada a partir da união das forças. A prefeitura doa o terreno, a câmara aprova a lei, os parlamentares viabilizam os recursos e a equipe do hospital traz o serviço e a tecnologia”, ressaltou o prefeito.

A área de 15 mil/ m², localizada às margens da AL 220, destinada ao Hospital do Amor, já foi visitada e aprovada pelo médico e coordenador, Raphael Haikel. Em região privilegiada, a unidade vai compor o complexo de saúde, onde já funcionam hospitais, o Hospital de Emergência do Agreste e novos empreendimentos do setor.

“Arapiraca dá mais um salto na prestação de serviços nessa linha de cuidado. A gente sabe que o grande desafio do Estado de Alagoas é conseguir fechar o diagnóstico para identificar mulheres com câncer. A partir dessa parceria com o Hospital de Barretos, muito em breve nós vamos conseguir alcançar novos patamares e ter os nossos indicadores mais elevados. A gente vai poder detectar o câncer em estágio inicial, aumentando a chance de cura dos usuários e reduzindo despesas”, completou o secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães.

Programas

O ano, que começou com ótimas notícias para a população, também será de continuidade para programas da área da saúde, implantados em 2019, e que refletem o avanço nos serviços de saúde para a população. Entre eles: O maior programa de consultas especializadas e exames médicos do Município, o CRIA Mais Perto de Você, que em 10 edições realizou 5 mil atendimentos, nos bairros e comunidades rurais do Município;

O programa Saúde na Hora, que estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, registrando mais de 2.500 atendimentos, no primeiro mês; Programa de reformas e modernização das Unidades Básicas de Saúde, que, simultaneamente, está com obras em fase de finalização no bairro São Luiz e nas comunidades Vila Aparecida e Cangandu. Além dos programas, a prefeitura inicia mais uma etapa na obra de construção da Unidade e Pronto Atendimento de Arapiraca.