Irregularidades na eleição para Conselho Tutelar de Feira Grande são denunciadas ao MPE

Por Redação 15/10/2019 19h07 - Atualizado em 15/10/2019 22h10
Por Redação 15/10/2019 19h07 Atualizado em 15/10/2019 22h10
Irregularidades na eleição para Conselho Tutelar de Feira Grande são denunciadas ao MPE
Foto: Cortesia ao Já É Notícia
Foi entregue no Ministério Público de Alagoas, ontem, nesta segunda-feira (14), uma documentação denunciando irregularidades na Eleição para Conselheiro Tutelar da cidade e solicitando fiscalização e possível anulação da eleição.

Segundo a denúncia, assinada por cinco candidatos ao cargo de Conselho Tutelar, houve caso utilização de cargo público para angariar eleitores. A denúncia afirma que a comissão do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi omissa diante de várias falhas apresentadas pelos candidatos ao longo do processo eleitoral.

Entre as reclamações, no dia do processo eleitoral, estão: desorganização das seções, filas imensa (o que fez com que muitos eleitores deixassem de votar), e a falta de informações aos eleitores, “principalmente idosos e analfabetos, e quando passavam eram informações erradas”. Além disso, não foi disponibilizado transporte aos eleitores da zona rural e inúmeras cédulas não tinham assinaturas, nem rubrica, dos mesários, gerando anulação dos votos.

“Durante o pleito um candidato foi pego utilizado um rádio de comunicação. Através desse rádio, o mesmo se comunicava com o fiscal que estava dentro da escola. Esse candidato trabalha em um órgão que dá acesso a muitas pessoas, gerando certa influência e intimidação nos eleitores. A comissão simplesmente recolheu o rádio, mas não aplicou nenhuma sanção ao candidato”.

O documento afirma também que a atual gestão municipal e alguns vereadores da cidade declaravam apoio a determinados candidatos, e que na lista de mesários consta nomes de parentes de candidatos, o que é vedado em edital.

Outro fato citado no documento foi a gravação e divulgação um vídeo nas redes sociais, onde o assessor de comunicação da Prefeitura estava fazendo campanha para um dos candidatos. “O porta voz da Prefeitura pediu abertamente voto para um candidato, mas o CMDCA não se manifestou sobre isso e nem aplicou a penalidade ao candidato”.

O Portal Já É Notícia encontrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Feira Grande, que informou que cabe ao CMDCA apurar o caso e repassar informações sobre o assunto.

Em contato com Abraão Santos Silva, presidente do CMDCA, informou que recebeu a documentação denúncia na semana passada e que o Conselho tem até às 23h:59 minutos desta terça-feira (15), como preconiza o edital, para dar um parecer sobre a denúncia. O parecer será publicado no Portal da Prefeitura e nas redes sociais do órgão.

De acordo com o promotor de Justiça de Feira Grande, Alex Almeida, a promotoria recebeu a documentação, mas aguarda o parecer do CMDCA para saber definir os próximos passos. “Houve um pedido de impugnação, mas primeiro vamos apurar se houve alguma prática ilícita. Podendo anular alguma candidatura ou, em último caso, a eleição para conselheiro na cidade", explicou o promotor.